Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Novo radar em Campinas deve qualificar informações meteorológicas

A instalação de um radar meteorológico em Campinas, demanda da Defesa Civil da RMC (Região Metropolitana de Campinas), começou a sair do papel. Com valor estimado em aproximadamente R$ 3 milhões, o equipamento deve ser ser colocado na Unicamp, no Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura).

Segundo a Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), autarquia vinculada ao Governo do Estado, o investimento vai ser aplicado na aquisição e instalação do radar, de fabricação francesa, em parceria com a Unicamp. O objetivo é dar uma previsão imediata do clima para a Defesa Civil da região. Parte dos recursos financeiros vai vir das cidades da RMC e outra parte do Governo do Estado, por meio de um convênio.

O novo radar vai ter um potencial para detectar chuvas e outros fenômenos meteorológicos em um raio de 60 km à partir de Campinas. Atualmente são usados três radares, localizados em outros municípios.

Para o coordenador regional da Defesa Civil em Campinas, Sidney Furtado, a iniciativa deve qualificar as informações à disposição do Poder Público.

Ainda de acordo com a Agemcamp, a proposta passou pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas e foi aceito, assim como a reserva do dinheiro necessário. O convênio está no processo de inserção de dados, documentos e informações on-line.

Segundo o diretor executivo da Agemcamp, Antônio Carlos Sascilotto, todas as cidades da RMC devem ser beneficiadas com o novo radar.

A Agemcamp também informou que, após todos os dados do convênio serem reunidos, o projeto vai seguir para aprovação do Conselho Gestor do Estado. Em seguida o processo vai passar pela análise pelo departamento jurídico da agência, que vai providenciar a liberação para a execução da proposta. Ainda não há um prazo determinado para isto ocorrer.

Imagem: Carlos Bassan – Prefeitura de Campinas

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Visão Geral