Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Número de empréstimos para micro e pequenas empresas cresce durante a pandemia de Covid-19

Um dos setores afetados pela pandemia do novo coronavírus, das micro e pequenas empresas, recebeu um reforço no caixa neste ano. Segundo a Febraban, a Federação Brasileira de Bancos, o setor bancário investiu R$ 247,8 bilhões em crédito para micro e pequenas empresas, incluindo novos contratos e renovações. Em grande parte dos casos, a perda do emprego formal, que foi bastante impactado pela pandemia, tem levado os profissionais a iniciarem um negócio próprio.

Outro dado que reforça esse quadro é o aumento da abertura de novas empresas. De acordo com a Jucesp, a Junta Comercial do Estado de São Paulo, 24.734 empresas foram abertas em outubro deste ano. É um acréscimo de aproximadamente 30% comparado ao mesmo período de 2019, quando foram constituídos 18.953 negócios. O levantamento, que é realizado há 22 anos pelo órgão, indica um recorde histórico. Trata-se da sexta alta consecutiva de empresas abertas desde abril de 2020.

Em entrevistas feitas à Rádio Brasil Campinas nesta terça-feira (8), especialistas comentaram sobre o assunto.

Um deles é o economista Izaias de Carvalho Borges, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da PUC-Campinas. Na avaliação dele, em condições normais um número elevado de criação de empresas reflete no aumento da procura por crédito, enquanto o setor de serviços foi um dos mais beneficiados com essa novidade.

Quem também falou sobre o aumento de empréstimos pra micro e pequenas empresas, além da criação de novos negócios, foi o consultor financeiro e gerente de uma das agências do Sicred em Campinas, Wellington Marsula. De acordo com ele, a criatividade foi algo necessário pra que os profissionais e empresas sobrevivessem. No entanto, é preciso aguardar pra verificar quando o sistema econômico, como um todo, irá se recuperar da crise causada pela pandemia da Covid-19.

Caso você tenha interesse em saber mais sobre o assunto, é preciso acessar o site da Febraban em febraban.org.br ou no site da Jucesp em institucional.jucesp.sp.gov.br.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Panorama Regional