Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Ericka Araújo

Número de partos cresce 50% em mulheres com idade superior a 40 anos

O número de mulheres que engravidaram depois dos 40 anos teve um aumento de 50% na última década no estado de São Paulo. O levantamento foi realizado pela Secretaria Estadual da Saúde.

Ainda de acordo com a pesquisa, este número deve aumentar nos próximos anos. E, quem deve contribuir para as estatísticas é a jornalista Leila Oliveira, de 42 anos, que está com 39 semanas e vai ser mãe pela primeira vez. Ela comenta como está sendo a experiência.

Para a ginecologista e obstetra Camilla Pinheiro Barros o avanço das políticas públicas e da medicina contribuiu para esta alta.

A ginecologista Fabiana Nakano, especializada em reprodução humana da Clínica Medicina Reprodutiva de Campinas, afirma que este número também aumentou porque as mulheres atualmente planejam melhor a gestação, buscando a realização profissional antes de engravidar.

A especialista Fabiana ainda comenta sobre os cuidados que devem ser tomados pelas gestantes acima dos 40 anos.

O balanço também apontou um crescimento de 32% na faixa de 30 a 39 anos. Na contra mão, o número de partos em mulheres de 20 a 29 anos caiu 11% e entre as mulheres menores de 20 anos, a queda foi de 28%.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!