Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Thais Laurentis

O Diretor acadêmico do Iteduc e doutor em educação, Ismael Rocha fala sobre a volta às aulas no estado de São Paulo

 

O Diretor acadêmico do Iteduc e doutor em educação, Ismael Rocha fala sobre a volta às aulas no estado de São Paulo que foi autorizado a receber até 100% dos estudantes presencialmente, desde que as escolas respeitem todas as regras que foram estabelecidas pelo governo. 

 

Segundo o diretor Rocha, a pandemia trouxe uma série de variáveis que as escolas não haviam experimentado, atualmente com a volta às aulas presencial alguns desafios surgem para os professores e pais dos alunos que merecem ser tratados com cuidado. 

 

Para um primeiro momento Ismael Rocha esclarece que é essencial a criação de dinâmicas mais leves principalmente para as crianças, uma vez que o rompimento brusco da convivência social no início da pandemia foi necessário. 

 

Os gestores escolares devem dar suporte aos professores para estabelecer mais jornadas de ressocialização  do que de conceitos escolares logo de primeira. 

 

As crianças devem se sentir confortáveis novamente com o ambiente escolar que foi tirado deles devido a pandemia, pois este impacto foi muito grande em suas vidas.

 

O doutor em educação Ismael Rocha ressalta que este momento é para a reorganização neural e emocional das crianças, para que depois possam dar continuidade com os processos de ensino e aprendizagem. 

 

O doutor afirma que é necessário neste momento delicado o apoio dos pais, e a compreensão de que são períodos atípicos que precisam de mais atenção, para que esse “prejuízo” de tempo não seja tão intenso na vida de seus filhos.

 

Ismael Rocha destaca que este período de ensino remoto não foi um momento de “férias prolongadas”. Foi um período que impactou na rotina das crianças, adolescentes e jovens. O convívio é essencial entre os 5 aos 17 anos, é neste intervalo de tempo que dinâmicas sociais são importantes para a aprendizagem. 

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!