Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Oscar Nucci

O médico Pedro Tourinho diz que por mais que Brasil esteja em melhor momento, a pandemia ainda não acabou e o uso de máscara é necessário

Neste domingo (21) foram registradas 97 mortes por Covid-19 no Brasil. Além disso, a cobertura vacinal no país já atingiu 60%.

Porém fora do Brasil, a situação com o novo coronavírus ainda é grave. No começo deste mês, a OMS alertou que a Europa é novamente o epicentro da pandemia. 

E com o bom cenário da Covid-19 aqui no Brasil, muitos estados já cogitam flexibilizar o uso de máscaras. Como é o caso de São Paulo, que prevê flexibilizar o uso de máscaras em lugares abertos no início de dezembro. 

Mas segundo um estudo publicado no British Medical Journal, o uso de máscaras diminui em 53% a incidência de casos de Covid. 

Conversamos com o médico campineiro Pedro Tourinho sobre a situação da pandemia do novo coronavírus aqui no Brasil e também sobre essa flexibilização o uso das máscaras. 

Pedro, como você analisa esses dados positivos em relação a Covid-19 no país? A pandemia acabou? 

“A pandemia ainda não acabou. Acho que a gente tem que começar falando isso em alto e bom tom, para as pessoas entenderem que a pandemia não acabou. O que nós temos neste momento, de fato, é o melhor momento do ponto de vista epidemiológico, do ponto de vista para as condições de assistência da Covid desde que a pandemia começou. E isso é resultado direto da alta taxa de vacinação da nossa população”.

E qual sua perspectiva sobre esta flexibilização do uso das máscaras que vem ocorrendo em diversos estados do nosso país?

“A máscara é um dos últimos recursos que a gente deve abandonar na proteção contra a Covid. Primeiro porque é um recurso barato, fácil, acessível para todo mundo. Segundo que a gente tem já evidências que demonstram o benefício delas. E por isso, a gente não tem que ter pressa para tirar a máscara, desespero para tirar a máscara, porque ela é um recurso muito valioso”.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!