Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Os órgãos de apoio da Arquidiocese de Campinas – evangelizando além dos muros das paróquias

A Arquidiocese de Campinas possui vários órgãos de apoio. São instituições educacionais, culturais e hospitalares.

A PUC-Campinas, o Colégio Pio XII, o Hospital PUC-Campinas, além da Sociedade Campineira de Educação e Instrução, mantenedora das três instituições, são algumas delas. O Museu Arquidiocesano de Arte Sacra e a Rádio Brasil Campinas também estão ligados diretamente à Arquidiocese de Campinas.

Com o objetivo de reunir as instituições católicas campineiras de ensino e conduzir a criação da atual PUC-Campinas, foi fundada em 1941 a Sociedade Campineira de Educação e Instrução. No mesmo ano começou a história da futura universidade, quando foi fundada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Em 1955 a instituição passou a ser conhecida como Universidade Católica. O título de Pontifícia foi concedido pelo Papa Paulo VI, em 1972.

Já o Colégio Pio XII nasceu em 1962. O patrono da escola é o Papa Pio XII, cujo pontificado teve muita importância para Campinas. Foi ele que concedeu o título de Universidade Católica à PUC, além de ter sido o responsável por elevar a então Diocese para Arquidiocese, em 1958.

O Hospital PUC-Campinas começou a funcionar em 1978. O local foi batizado com o nome do médico Celso Pierro, que havia idealizado a construção de uma “Cidade da Saúde’ na região, mas que morreu antes disso virar realidade. A família dele doou a construção já realizada para a universidade, que comprou a área próxima que restava.

Segundo o superintendente do hospital, Antônio Celso de Moraes, a instituição mantém a vocação católica de atender as pessoas mais necessitadas.

O Museu Arquidiocesano de Arte Sacra foi fundado em 1967 e é o primeiro do Estado. No museu, o público encontra sete salas temáticas que apresentam um pouco sobre a história de Campinas, contada através de obras sacras.

Para o historiador do museu, Gabriel Amstalden, o local busca evangelizar por meio do resgate da identidade.

Uma das emissoras mais antigas de Campinas ainda em operação, a Rádio Brasil Campinas foi inaugurada em 1950, com uma programação diversificada e popular. Desde 2011, por iniciativa de Dom Bruno Gamberini, faz parte do grupo de instituições mantidas pela Arquidiocese de Campinas.

De acordo com o jornalista e diretor executivo da Rádio Brasil Campinas, Felipe Zangari, a expectativa da posse de Dom João Inácio Müller como Arcebispo Metropolitano é muito grande.

Imagem: Hospital PUC-Campinas – Assessoria de Comunicação da PUC-Campinas

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!