Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Giuliana Olivieri

Você conhece os sete dons do Espírito Santo? Seminaristas explicam

Você sabe quais são os sete dons do Espírito Santo ? Os dons são as graças de Deus que nos auxiliam para crescermos e nos desenvolvermos na virtude e perfeição de uma vida cristã, eles são: conselho, entendimento, fortaleza, sabedoria, piedade, ciência e temor a Deus. 

A Rádio Brasil convidou sete seminaristas da nossa Arquidiocese de Campinas para explicar cada um deles.

Dom do conselho: “Como nos ensina o Papa Francisco, o dom do conselho nos torna capazes de fazer a escolha certa no nosso dia-a-dia seguindo a lógica de Jesus e do seu evangelho”, explica o seminarista Bruno Henrique Leite da Silva do 2°ano de Teologia.

Dom do entendimento: “ Não se trata de uma inteligência humana, pelo contrário é a graça que só o Espírito Santo pode infundir e suscitar no coração do cristão, que leva a ir além das realidades externas e perscrutar as profundidades do pensamento de Deus e do seu desígnio de salvação”, diz o seminarista Eduardo Neves de Souza do 3° ano de Teologia. 

Dom da fortaleza: “Como homens e mulheres, criaturas de Deus, temos as nossas limitações as nossas fraquezas, nós não damos conta de tudo e é principalmente nesses momentos de dificuldade que o dom da fortaleza se manifesta”, afirma o seminarista Rafael Coradini Machado do 4° ano de Teologia.

Dom da sabedoria: “Tal dom não pode ser resumido na sabedoria humana em organizar sua vida, mas sim na capacidade de se relacionar intimamente com Deus, ao ponto de sentir e ver o mundo com a ótica de Deus. Ser sábio perante Deus é reconhecer sua pequenez e a necessidade do auxílio divino”, fala o seminarista  Douglas dos Santos Murari do 1° ano de Teologia.

Dom da piedade: “A piedade como dom do Espírito Santo também não se confunde com o pietismo, que é por exemplo, fechar os olhos e fazer cara de santo, fingindo uma santidade interior que não existe,mas esse dom deve ser compreendido com a verdadeira amizade com Deus”, afirma o seminarista Vinicius Prado dos Santos do 4° ano de Teologia.

Dom da ciência: “Por meio desse dom o espírito de Deus faz com que nos tornemos  capazes de olhar o nosso mundo a partir de um novo olhar, a partir de um novo ponto de vista, com o olhar de Deus, ou seja, é um dom através do qual o Senhor faz com que o homem entenda as coisas da maneira como Ele as entende”, explica o seminarista  Vilmar Silva Biondi do 3°ano de Teologia

Dom do temor a Deus: “ Temor aqui possui outro sentido e não aponta para o medo, é um tema que aparece muito na bíblia com profundo significado, refere-se antes de mais nada, ao respeito pelos desígnios de Deus e também confiança naquele que ama”, diz o seminarista Geislânio Luz Caires do 2° ano de Teologia.

 

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!