Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Celina Silveira

Pacientes com sintomas gripais devem procurar Centros de Saúde a partir de segunda-feira (15); hospitais Mário Gatti e Ouro Verde atenderão apenas urgência e emergência

A Secretaria de Saúde de Campinas vai mudar a operação de atendimento à pacientes com covid-19 a partir da próxima segunda-feira (15).

Quem tiver sintomas gripais deve procurar atendimento nos Centros de Saúde São Bernardo, CS Capivari e CS Costa e Silva.

Os Centros de Saúde Campo Grande, Padre Anchieta e  São José passam a atender apenas pacientes com Covid-19.

Com as alterações, a partir da próxima segunda-feira (15) os hospitais Mário Gatti e Ouro Verde vão atender apenas casos de urgência e emergência.

O objetivo das mudanças é melhorar os atendimentos em saúde e proteger os pacientes, afirma o presidente da Rede Mário Gatti, Sergio Bisogni.

A Secretaria de Saúde de Campinas também vai disponibilizar 200 concentradores de oxigênio que serão instalados nas casas dos pacientes que estão internados em leitos covid nas redes pública e particular de saúde, mas que podem receber alta hospitalar e continuar o tratamento em casa.

Até a tarde desta quarta-feira (10), 30 pacientes aguardam por um leito de enfermaria e 70 esperam por uma vaga em UTI. Apesar da fila de espera, a Secretaria de Saúde afirma que esses pacientes estão em unidades de saúde, internados em leitos de retaguarda.

A Prefeitura Campinas também planeja abrir mais 30 leitos de UTI até o final de março. Nesta quinta-feira (11), 20 UTIs serão abertas no Hospital Metropolitano, cuja administração está sendo realizada pela Rede Mário Gatti.  A previsão é que mais 8 leitos de enfermaria sejam abertos no hospital até o próximo final de semana.

A Prefeitura de Campinas também planeja reativar o hospital de campanha na sede dos Patrulheiros. Segundo a Administração, entre 3 e 4 semanas a estrutura pode estar pronta para funcionar, mas a abertura ao público vai depender da conclusão de um contrato que está em andamento com uma empresa que deve gerenciá-lo.

Durante live realizada na tarde desta quarta-feira (10), o prefeito Dário Saadi informou que a Prefeitura vai solicitar às instituições de saúde que liberem seus profissionais que não estão na linha de frente para ajudar no combate à pandemia e pediu que profissionais de saúde aposentados sejam voluntários.

Profissionais de saúde que queiram se voluntariar podem entrar em contato pelo telefone 2116-0233.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Santa Missa – Par. Sta Rita