Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Giovanna Giuga

Pane em sistema do Ministério da Saúde atrasa avanço de regiões para a fase verde do Plano SP

A atualização sobre o Plano SP de flexibilização da quarentena foi adiada para o dia 30 de novembro em razão da instabilidade nos dados sobre óbitos e casos graves de coronavírus, causados por problemas no sistema SIVEP do Governo Federal. A informação foi anunciada pelo Governador João Dória (PSDB), nesta segunda-feira (16).

Por causa da dificuldade em acessar o sistema federal, os problemas estavam tanto na notificação por parte dos municípios quanto na extração de dados pela Secretaria de Estado da Saúde. 

Em razão disso, Dória afirmou que indicadores de ocupação de UTI e internações, sob responsabilidade do Governo do Estado de SP, cresceram, nesta última semana, em relação à anterior.

De acordo com o governador, adiar a divulgação dos dados demonstra a responsabilidade em não alterar a classificação das regiões do Estado sem ter os indicadores disponíveis.

Além disso, de acordo com dados informados pelo secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, houve um aumento de 18% no número de internados, tanto na rede pública quanto no sistema privado. Entretanto, os números são comparados com a semana epidemiológica 45, depois do feriado, quando os dados foram os menores do Plano São Paulo.

O secretário de saúde ainda afirmou que os dados da saúde sempre vão nortear as equipes técnicas na tomada de decisões, além da condução do Plano SP.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Povo de Deus