Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Celina Silveira

Para quebrar contaminação comunitária Campinas testará todos que tiveram contato com casos suspeitos de Covid-19

A Secretaria de Saúde de Campinas vai aumentar a testagem para diagnóstico da Covid-19 na cidade. O objetivo é testar todas as pessoas que tiveram contato com pacientes com suspeita da doença e quebrar a transmissão comunitária.

Atualmente, apenas pessoas com sintomas de Covid-19 podem realizar o exame nos Centro de Saúde da cidade.

A testagem em massa vai acontecer após a Prefeitura de Campinas receber vinte mil testes RT-PCRs doados pelo Ministério da Saúde, como explica o secretário municipal de Saúde, Dr. Carmino de Sousa.

“Todo paciente que tiver síndrome  gripal em Campinas nós aconselhamos que vá ao Centro de Saúde mais próximo de sua casa, ele vai ser atendido em uma linha direta, vai colher o PCR, vai ser aconselhado a ser isolado, a isolar seus familiares e contactantes… o Ministério da Saúde vai nos ceder vinte mil PCRs e nós vamos expandir o atendimento com PCR para os contactantes. Então, a ideia é fazermos uma expansão nos contactantes para tentar quebrar de uma vez por todas a cadeia de transmissão”   

Diferente do teste sorológico que detecta a presença de anticorpos no organismo do paciente, o RT-PCR analisa secreções do nariz ou garganta para detectar o vírus ainda na fase aguda da doença, como explica o secretário de Saúde de Campinas, Dr. Carmino de Sousa.

“Muitas pessoas têm o vírus assintomáticos e algumas têm na fase que nós chamamos de pré-sintomáticos. A pessoa tem o contato, alberga o vírus, aumenta a carga viral, mas não tem sintoma, vai ter sintoma no terceiro ou quarto dia, então o PCR é um exame da fase aguda mesmo, da fase que a pessoa tem o vírus em circulação”. 

Segundo a Prefeitura de Campinas, atualmente, menos de 10% dos testes realizados para diagnóstico de Covid-19 recebem o resultado positivo e a taxa de transmissão na cidade está abaixo de 1%. 

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Povo de Deus