Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Pesquisa aponta que Plano SP preservou quase 320 mil empregos na pandemia da Covid-19

Um estudo da Fipe, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, aponta que o Plano São Paulo, que organiza as atividades no Estado durante a pandemia da Covid-19, preservou 318 mil empregos desde o início de junho. A Fipe é um órgão de apoio institucional da USP, a Universidade de São Paulo. Segundo o levantamento, divulgado no começo da tarde desta segunda-feira (17) em uma coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Paulista, os 318 mil empregos preservados em São Paulo estão, em sua maioria, entre os trabalhadores formais.

Do total apontado pela pesquisa, 69,4% das vagas mantidas são de trabalhadores com carteira assinada, enquanto 30,6% são informais. Dos 318 mil postos de trabalho, 54,8% são ocupados por homens, e 45,2% por mulheres. A conclusão do estudo é que a estratégia de reaberturas regionais e em fases das atividades econômicas, de acordo com a evolução da pandemia, garantiu mais empregos entre trabalhadores com menos escolaridade e menor renda.

Na avaliação da economista e coordenadora do Conselho Econômico do Estado de São Paulo, Ana Carla Abrão, os estudos reforçam a importância do apoio do Poder Público pra parte da sociedade que está mais vulnerável neste momento. “Isso significa que as pessoas que mais precisam foram beneficiadas pelo Plano São Paulo”, explicou.

O secretário da Fazenda e do Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, também comentou a pesquisa. Segundo ele, as medidas contra a pandemia do novo coronavírus não geraram a crise econômica. A real responsável por isso foi a pandemia em si. “Aqui mostra que foi exatamente o oposto, ou seja, as regiões com mais adesão às medidas do Plano São Paulo foram as que perderam menos empregos”, disse.

Na mesma coletiva de imprensa também foi anunciado que o Governo de São Paulo abriu 10 mil vagas, com auxílio desemprego, em 365 cidades. Chamado de Programa Emprego e Renda, a ação disponibiliza vagas e cursos de qualificação profissional. As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (17).

Mais detalhes sobre o programa e da pesquisa que apontou a manutenção de quase 320 mil empregos em São Paulo estão no site saopaulo.sp.gov.br.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!