Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Pesquisadores da Unicamp desvendam capacidade de proliferação de variantes durante pandemia

Para combater o coronavirus, um conceito não pode ser perdido: quanto maior for a circulação do vírus , maior a chance de ocorrer uma mutação genética e o aparecimento de novas variantes. Esta é a conclusão de um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Física da Unicamp . De autoria da dupla formada por  Vitor Marquioni e Marcus Aguiar, o estudo  simula o processo de replicação do vírus para compreender suas variações. O trabalho foi financiado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Na pesquisa, uma das metas, segundo Vitor Marquioni foi tentar entender o alcance das variantes dentro da sociedade brasileira.

Com o estudo concluído, Vitor Marquioni e Marcus Aguiar descobriram as consequências geradas pelos desencontros no combate a pandemia. Desencontro este que tem como protagonistas estados, municípios e o Governo Federal.

 As variantes, segundo Marquioni, provoca outra postura, que é a necessidade da expansão máxima da campanha de vacina.

 O modelo desenvolvido pelos físicos teve quatro variáveis estudadas. A primeira foi com  pessoas classificadas como suscetíveis e  que podem ser infectadas pelo vírus. Outro grupo  foi de pessoas  expostas ao virus, que estão infectadas mas não infectam outras.

O terceiro grupo são de pessoas  infectadas e que podem transmitir a doença para outras pessoas. O ultimo grupo estudado foi a de pessoas recuperadas e  que não podem mais ser infectadas.

Foram analisadas as mudanças genéticas dos vírus no andamento da pandemia em localidades diferentes.

Levantamento da Info Tracker, sistema de monitoramento da pandemia conduzido pela USP (Universidade de São Paulo) e Unesp (Universidade Estadual Paulista) detectou que existe o risco de aumento de casos da variante Delta a partir da segunda semana de setembro.

Reportagem Elias Aredes (NIAID-fotos públicas)

 

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!