Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

PIB paulista cresce 0,4% na pandemia; expectativa de aumento pra 2021 é superior a 5% 

O PIB, que é o produto interno bruto do Estado de São Paulo, de 2020 foi 0,4% superior ao registrado em 2019, um ano antes da crise causada pela pandemia da Covid-19. O índice é totalmente diferente do registrado em nível nacional, que apontou uma queda de 4,1% no produto interno bruto do ano passado em relação ao anterior. Os dados são da Fundação Seade e foram divulgados na manhã desta quinta-feira (4) em uma coletiva de imprensa do Governo de São Paulo.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano. Em 2020 a economia mundial recuou em média 3,5%, segundo o FMI, o Fundo Monetário Internacional. Já a queda do PIB brasileiro no ano passado foi a pior desde 1990.

Segundo o secretário da Fazenda de São Paulo e ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o desempenho do PIB paulista no ano passado foi excepcional. O desempenho geral foi puxado, de acordo com ele, pelo setor de serviços e tecnologia, que representa 77% da economia do Estado e cresceu 1,8% em 2020. Apesar disso aconteceram quedas de 2,9% na indústria e 1,7% na agropecuária.

Outro ponto abordado na coletiva de imprensa do Governo de São Paulo foi a geração de empregos. De acordo com o balanço da Fundação Seade, o estoque de empregos formais no Estado foi próximo ao nível de 2019, com uma queda de 0,01%. Isso significa que, depois de dois trimestres com quedas fortes na geração de novos postos de trabalho com carteira assinada, nos dois trimestres seguintes a situação foi inversa, com a criação de empregos formais em São Paulo.

Na avaliação da secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen, o empreendedorismo e a qualificação profissional, por parte do Governo Estadual, são fatores que contribuíram pra estes resultados.

Por fim, o Governo de São Paulo prevê que, pra 2021, o PIB do Estado aumente um pouco mais de 5%. Pra mais informações sobre o produto interno bruto do Estado, é necessário acessar o seguinte site: www.seade.gov.br

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Povo de Deus