Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Poder público busca solução definitiva para as enchentes em Campinas

Após o falecimento de uma mulher de 59 anos na véspera do ano novo, os gestores públicos de Campinas buscam soluções para o drama das enchentes. Os vereadores Luiz Carlos Rossini (PV) e Paulo Gaspar (NOVO) solicitaram ao prefeito Dário Saadi a instalação de placas de sinalização com rotas alternativas para alertar pedestres e motoristas sobre áreas sujeitas a alagamento nas avenidas e ruas da cidade.

A prioridade é alertar os locais com riscos de enchentes, especialmente durante o verão. Tanto Luiz Rossini quanto Paulo Gaspar querem que a Prefeitura realize campanhas educativas para que a população não utilize estas áreas em caso de chuvas fortes.

Segundo o vereador Paulo Gaspar a obra é fácil de ser executada em virtude dos pontos de alagamento já serem conhecidos na cidade.

Líder do governo na Câmara de Vereadores, Luiz Carlos Rossini esclareceu que pretende conversar pessoalmente com o prefeito Dário Saadi. Mas ele revelou a reportagem da Rádio Brasil que a ideia surgiu a partir de uma sugestão de uma pessoa que o parlamentar tem muito carinho e consideração.

Os vereadores também protocolaram requerimentos de informações questionando se existem e quais são os projetos em andamento para acabar de maneira definitiva com as enchentes no município de Campinas.

No início da semana, a prefeitura Municipal divulgou uma nota oficial em que reconhece o problema e promete a realização de obras de drenagem urbana, o que incluiria a construção de  piscinões e a realização de alargamentos e aprofundamentos das calhas hídricas.

Entretanto, de acordo com a Prefeitura, como as obras são de grande proporção, isso vai gerar um alto custo e um período longo para sua  execução.

A precaução em relação as chuvas não é toa. De acordo com previsões  do Cepagri da Unicamp, a previsão é de chuvas intensas a partir da próxima segunda-feira, dia 10 de janeiro.

 

Reportagem Elias Aredes

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Estação Brasil