Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Prefeitos negam lockdown, mas adotam toque de recolher regional; Dário Saadi garante insumos pras UTIS em Campinas pras próximas semanas

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), e outros 18 dos 20 prefeitos das cidades da Região Metropolitana se reuniram na última sexta-feira (19) e decidiram por um toque de recolher regional, das 20h às 5h, como nova medida pra tentar conter o avanço da pandemia do novo coronavírus.

Durante a reunião, feita presencialmente e realizada no Palácio dos Jequitibás, sede da Prefeitura de Campinas, também foi descartada, por hora, a realização de um lockdown ou da antecipação de feriados, como aconteceu na cidade de São Paulo. No segundo caso houve o entendimento de que isso estimularia aglomerações, ao contrário do pretendido.

Além disso, os prefeitos definiram que vão adotar medidas rígidas para impedir que bares, restaurantes e todo tipo de comércio não cumpram as medidas adotadas pelas respectivas administrações municipais. O único que não compareceu ao encontro foi o prefeito de Paulínia, Du Cazellato (PL).

Em entrevista à Rádio Brasil, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, disse que o lockdown é uma medida de difícil operacionalização e não será adotado, no momento, principalmente por causa do impacto que a suspensão do transporte coletivo teria no setor de saúde. Na avaliação dele, isso não teve consenso entre os prefeitos e complicaria a rotina dos funcionários da área da saúde e que dependem do transporte público local e regional.

Outro tema abordado na reunião dos prefeitos foi sobre a garantia dos medicamentos e insumos necessários pro tratamento das pessoas nas UTIS, as Unidades de Terapia Intensiva, pra pacientes com quadros graves da Covid-19. Dário Saadi explicou que os estoques em Campinas, por exemplo, estão em ordem pras próximas duas semanas.

A reportagem da Rádio Brasil procurou por uma posição do prefeito de Paulínia, Du Cazellato, sobre não ter ido à reunião em Campinas. No entanto, não houve nenhuma resposta. Mas, em uma publicação feita em uma rede social, a Prefeitura informou que a cidade também adotará o toque de recolher regional entre 20h e 5h.

Imagem: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Campinas

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Notícias em 30