Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Celina Silveira

Prefeitura de Campinas divulga Plano de Vacinação contra COVID-19

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, apresentou o Plano Municipal de Vacinação contra a COVID-19 no final da tarde desta quinta-feira (14).

A data de início da vacinação ainda não foi confirmada porque o voo que saiu ontem de Viracopos com destino à Índia em busca de 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca atrasou, o que levou o ministério da Saúde a afirmar que a vacinação deve ter início no dia 20 ou no dia 21 de janeiro.

Mesmo sem uma data confirmada para o início da vacinação, a Prefeitura de Campinas já organiza a logística da campanha contra a COVID-19.

Segundo Andrea Von Zuben, diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Campinas tem capacidade para aplicar cinco mil doses do imunizante por dia em cinco Centros de Vacinação que vão ser distribuídos em todas as regiões da cidade.

Em Campinas, a Prefeitura vai liberar dois sistemas de agendamento para que as pessoas dos grupos prioritários escolham o dia e horário para receber as doses, um sistema telefônico e outro pela internet. No entanto, os agendamento vão estar disponíveis apenas depois que as doses de um dos imunizante contra a COVID-19 chegar à Campinas, afirma Dário Saadi.

O secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon, afirmou ainda que Campinas pode aumentar de cinco para sete o número de Centros que devem aplicar as doses contra a Covid-19, mas que isso vai depender de quantas doses o ministério da Saúde disponibilizar.

Na primeira fase da campanha devem ser vacinados profissionais de saúde, idosos, indígenas e quilombolas, grupo que representa 87% dos óbitos por COVID-19 em Campinas.

A Prefeitura afirmou ainda que se não receber doses suficientes para imunizar as 210 mil pessoas que estão no grupo prioritário as vacinas vão ser aplicadas primeiro nos profissionais que trabalham na linha de frente nos hospitais e Centros de Saúde de Campinas.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!