Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Celina Silveira

Prefeitura de Campinas divulga regras para a fase amarela

A Prefeitura de Campinas publicou nesta quinta-feira (03) o decreto que estabelece as normas para o comércio da cidade enquanto durar a fase amarela.

Segundo o documento, todos os estabelecimentos devem respeitar o limite de dez horas de funcionamento por dia. Há mudanças também no limite de pessoas atendidas ao mesmo tempo que deve ser de 30% nas academias e 40% nos demais estabelecimentos comerciais e culturais.

Eventos em que o público permaneça em pé ficam proibidos. A fase amarela não muda o funcionamento dos parques públicos de Campinas que seguem abertos todos os dias das seis horas da manhã às seis horas da tarde.

A fase amarela não impõe o encerramento de nenhuma atividade econômica, como explica o secretário de Assuntos Jurídicos de Campinas, Peter Panutto.

“Então nós publicamos um decreto basicamente estabelecendo que todas as atividades que já estavam permitidas continuam permitidas. Não houve vedação de nenhuma atividade. O que muda é a limitação de funcionamento para dez horas diárias. Todas as atividades com limitação de 40%, com exceção das academias esportivas que passam a respeitar limitação de 30% da capacidade”.

Apesar do decreto estadual orientar que bares e restaurantes encerrem as atividades às dez horas da noite, em Campinas o decreto publicado nesta quinta-feira (03) permite que clientes de restaurantes que chegaram antes das dez horas da noite possam permanecer no local por mais duas horas.

Para responder dúvidas sobre a fase amarela, nesta quarta-feira (02), o prefeito Jonas Donizette anunciou o lançamento de uma nova página na internet.

“Às vezes a pessoa fala ‘ah, prefeito, tal área, tal coisa…”, então nós fizemos trinta e duas perguntas, horário, funcionamento, todas. São trinta e duas perguntas no total e você pode ter a resposta que você busca. Geralmente são as mais frequentes direcionadas à Secretaria de Saúde e a gente colocou como um esclarecimento de dúvidas”.

Quem tiver dúvidas sobre a fase amarela em Campinas pode acessar o endereço covid-19.campinas.sp.gov.br/

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!