Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Prefeitura de Campinas prepara programa para aumentar número de médicos nos postos de saúde

A Prefeitura de Campinas está criando um programa para aumentar o número de médicos nas unidades básicas de saúde da cidade. A proposta foi apresentada na manhã de sexta-feira para os vereadores integrantes da Comissão de Política Social e Saúde da Câmara de Campinas.

O plano, que ainda não está pronto, prevê a concessão de bolsas a profissionais, que deverão ser contratados via chamamento público, para o atendimento dos programas de Saúde da Família e Comunidade. A proposta deverá ter regras semelhantes ao Programa Federal Mais Médicos.

O perfil dos futuros profissionais vai ser abrangente, pois deverão ser chamados médicos recém-formados e também aqueles com experiência na área.

Segundo o secretário de Saúde de Campinas, Carmino Antônio de Souza, o que motivou o estudo de um novo projeto foi a possibilidade do Governo Federal encerrar o programa Mais Médicos.

Atualmente existem aproximadamente 200 médicos na área da atenção básica da Saúde em Campinas. Este número, ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, deve ser reduzido com uma eventual saída dos médicos que participam do Programa Mais Médicos.

A possibilidade de um novo programa, no entanto, foi recebida com reservas pelo Conselho Municipal de Saúde. De acordo com o presidente do conselho, Cecílio Serafim dos Santos, a situação nos centros de saúde de Campinas é complicada.

A estimativa inicial da Prefeitura de Campinas é de que o novo programa seja finalizado e enviado para a Câmara, por meio de um projeto de lei, em até 40 dias.

Imagem: EBC

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!