Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Principal prédio da Faculdade de Educação da Unicamp recebe o nome de Paulo Freire

O professor, pedagogo e filósofo Paulo Freire, patrono da Educação do Brasil desde 2012, foi homenageado no fim de maio ao ter o nome eternizado no principal prédio da Faculdade de Educação da Unicamp, em Campinas.

A nomeação foi iniciativa dos estudantes do Mestrado em Educação. Paulo Freire foi professor da universidade durante dez anos, entre 1981 e 1991, ministrando as disciplinas de educação e movimentos sociais.

O educador nasceu em Recife em 1921. Na capital pernambucana ele se formou em Direito, mas nunca exerceu a profissão. Após se formar Paulo Freire trabalhou como professor em uma escola de segundo grau, lecionando língua portuguesa.

Na década de 1940 ele começou estudos com analfabetos pobres. Vinte anos mais tarde, já nos anos 1960, o educador fez as primeiras experiências de alfabetização popular que, mais tarde, seriam conhecidas como Método Paulo Freire.

A equipe dele foi responsável por alfabetizar 300 cortadores de cana em apenas 45 dias, Paulo Freire morreu em 1997, aos 75 anos de idade.

Segundo a pedagoga e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas, Dora Megid, Paulo Freire continua sendo muito importante para a sociedade brasileira.

Já a posição de Paulo Freire como patrono da Educação do Brasil está em risco. Um projeto de lei do deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ) quer substituir o educador por São José de Anchieta, padre jesuíta canonizado pelo Papa Francisco em 2014. A proposta foi rechaçada, apesar de ainda não ter sido votada, pelo Santuário Nacional de São José de Anchieta.

Em diversas oportunidades o presidente Jair Bolsonaro afirmou que revogaria a nomeação de Paulo Freire como patrono da Educação no Brasil.

A professora Dora Megid afirmou que isto seria algo extremamente grave.

Ainda não há previsão de quando a proposta do deputado federal Carlos Jordy vai ser discutida no plenário da Câmara.

Imagem: Unicamp

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!