Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Thais Laurentis

Professor do Instituto de Economia da Unicamp repercute espiral inflacionária nos preços dos combustíveis no país

O professor do Instituto de Economia da Unicamp, Marco Rocha fala sobre a espiral inflacionária vivida no Brasil no momento atual e de que maneira os constantes aumentos no preço dos combustíveis colaboraram para a formação desse quadro. 

 

De acordo com o professor, a alta dos preços em supermercados se dá por uma junção de fatores que afetam o consumidor final, que é a população brasileira. A inflação segundo Marco Rocha está concentrada nos alimentos, e quem vem sentindo mais dificuldades neste aumento de preço são as pessoas de situações mais vulneráveis. 

 

Os fatores que colaboram para que exista este aumento nos preços é dado pelos preços internacionais que aumentaram no decorrer da pandemia da covid-19, problemas climáticos que o país vem enfrentando e o mais importante de todos é o preço da gasolina, que acompanha igualmente os preços internacionais.

 

O aumento da gasolina que é vendida pela Petrobras afeta diretamente o consumidor doméstico para o qual eles vendem.Não só na hora do abastecimento de seus veículos mas também afeta a cadeia de produção alimentícia, que necessita igualmente do combustível para a agricultura dar seu andamento diário.  

 

Com a política de preço da gasolina e do diesel mudando, ou seja, acompanhando o dólar e baseado nele que se tem o cálculo de lucros para a empresa, o aumento no valor para venda doméstica é totalmente afetado.

Esse aumento dos preços cria incerteza para a população em geral, a empresa no ponto de vista de Marco Rocha, professor de economia da Unicamp, deve permitir que a população do sistema produtivo tenha um horizonte adequado dos cálculos realizados para que todos possam continuam trazendo lucros e se beneficiem, ao contrário do que é atualmente, apenas uma empresa lucra e a população é diretamente afetado por suas políticas e decisões

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!