Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Projeto de Campinas é finalista do Prêmio Educador Nota 10

Um dos 50 finalistas deste ano do Prêmio Educador Nota 10, um dos maiores prêmios da educação básica brasileira, é de Campinas. Trata-se de um projeto desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa e doutora em Educação pela Unicamp, Kátia Chiaradia, de combate ao racismo em sala de aula e a discussão da representatividade dos negros nas artes.

Foram quase cinco mil projetos inscritos, avaliados durante o mês de junho. Entre os projetos selecionados de todo o Brasil, 11 são de Língua Portuguesa, seis de Matemática, seis de Educação Infantil, quatro de História, quatro de Artes, quatro de Educação Física, três de Geografia, três de Língua Estrangeira, três trabalhos conduzidos por diretores e dois de Gestão. Sociologia, Biologia, Ciências e Filosofia, tiveram selecionados um trabalho cada.

O objetivo inicial do projeto da professora Kátia Chiaradia era apresentar os gêneros textuais argumentativos, em especial os artigos de opinião, aos alunos do 9° ano do Instituto Educacional Imaculada. Isto ocorreu em 2018. No mesmo ano foi lançado o filme Pantera Negra, estrelado pelo ator negro, Chadwick Boseman.

Segundo ela, o sucesso do filme com os alunos e a crítica especializada resultou em uma expansão do projeto, com a discussão de vários aspectos socioemocionais como empatia e consciência social.

Ainda de acordo com a professora Kátia Chiaradia, outros temas precisam ser mais discutidos dentro das salas de aula, com o objetivo de formar uma sociedade mais consciente.

A lista final dos 10 vencedores do Prêmio Educador Nota 10 vai ser divulgada na próxima quarta-feira. Cada um deles vai ganhar um vale-presente no valor de R$ 15 mil, além de todas as despesas pagas para participar de uma semana de imersão e da cerimônia de premiação, marcada para setembro, em São Paulo.

O Educador do Ano, escolhido pela Academia de Jurados, recebe outro vale-presente no valor de R$ 15 mil.

Imagem: Kátia Chiaradia – Arquivo Pessoal

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Doctor Coach