Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Protesto contra cortes no orçamento do Ministério da Educação é realizado em Campinas

Estudantes e professores fizeram na quarta-feira protestos em cidades dos 26 estados, além do Distrito Federal, contra cortes no orçamento do Ministério da Educação. Os atos foram realizados após a convocação por entidades ligadas a movimentos sociais e entidades de classe, como sindicatos, além de partidos políticos.

Escolas e universidades públicas e privadas também tiveram as atividades paralisadas.

O Ministério da Educação bloqueou neste ano quase 25% dos gastos não obrigatórios dos orçamentos das instituições federais, como contas de água, luz e também as pesquisas.

Uma das principais consequências da política da pasta é o corte das bolsas de pesquisa da Capes (Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Isto gerou uma repercussão negativa no meio acadêmico e também no Congresso Nacional.

Em Campinas, cidade localizada no interior de São Paulo, aproximadamente duas mil e quinhentas pessoas participaram da manifestação realizada inicialmente no Largo do Rosário, no Centro da cidade.

Uma das manifestantes foi a assistente social Aline Batista, formada pela PUC-Campinas. Ela acha que é importante a sociedade se unir em prol da educação.

Quem também esteve presente no protesto foi o estudante Gabriel de Souza Moura. Ele atualmente estuda em um cursinho popular, com o objetivo de entrar em uma universidade pública. Moura disse que esta mobilização é a primeira de várias que devem ocorrer a partir de agora.

Uma das instituições que organizaram o protesto foi a APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). Segundo a professora Sueli de Fátima Oliveira, uma das diretoras da entidade, os cortes no orçamento da educação vão afetar toda a sociedade.

Por meio de nota, o Ministério da Educação informou que está aberto ao diálogo para debater soluções que garantam o bom andamento dos projetos e pesquisas em curso.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!