Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Protocolos sanitários pra realização do ENEM causam preocupação

Candidatos, especialistas em saúde e boa parte da sociedade estão muito apreensivos com a realização do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio, no próximo domingo (17). Isso por causa do aumento de casos e mortes resultantes do novo coronavírus.

O exame, que está previsto pra ser aplicado também nos dias 24 de janeiro e, de forma online, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, era pra ter sido realizado no ano passado. No entanto, por causa dos vários casos da Covid-19 na época, o INEP, responsável pela organização e aplicação do ENEM, decidiu adiá-lo.

Atualmente a nota do exame, criado em 1998 pra avaliação de desempenho, é usada como critério de seleção pros candidatos que querem uma bolsa no ProUni, além de vagas em várias universidades públicas, como a USP.

A estudante Cora Coralina Pereira Andrade, de 20 anos, mora em Campinas e pretende usar a nota do ENEM pra entrar no curso de Medicina de alguma universidade. Ela está insegura sobre a realização do exame durante a pior pandemia do último século.

O assistente administrativo Luis Henrique Bento, também de Campinas, tem 26 anos e possui o sonho de ingressar em uma faculdade de Administração. Ao contrário de Cora, ele confia nas medidas sanitárias que pretendem ser adotadas pelo INEP e que um novo adiamento, tão perto da realização do ENEM, não seria algo positivo.

Uma das medidas do INEP pra garantir uma prova segura é a antecipação, em meia hora, da abertura dos portões dos locais de prova. O uso de máscaras em todos os momentos, durante a presença dos candidatos nos locais do exame será obrigatório, sob pena de eliminação, entre outros protocolos.

Em entrevista exclusiva ao Jornal Brasil Agora nesta quinta-feira (14), o médico Ricardo Feijó, representante da Sociedade Brasileira de Imunizações, disse que a retomada de atividades presenciais é um tema muito complexo.

Pra mais informações sobre os protocolos sanitários pra aplicação do ENEM, é necessário acessar o site gov.br/inep.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!