Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

PUC-Campinas cria programa pra recuperação de pacientes pós-Covid-19

A Clínica-Escola de Fisioterapia da PUC-Campinas começou a oferecer um programa de reabilitação pra pacientes pós-Covid-19. A atividade, gratuita, tem o objetivo de acelerar a recuperação das sequelas causadas pelo vírus e está disponível pra população da região de Campinas. As informações foram passadas pela assessoria de imprensa da universidade nesta segunda-feira (3). 

Segundo os responsáveis pela clínica ,que existe há mais de 40 anos como espaço de aprendizado prático dos alunos da universidade, a reabilitação vai ser liberada pra pacientes com quadros leves até casos mais graves do vírus, que podem envolver sequelas respiratórias, motoras e neurológicas.

Após uma triagem, os pacientes vão ser classificados de acordo com o grau de complicação. No leve, o indivíduo receberá uma cartilha pra fazer atividades em casa. No moderado, além do material, será oferecido um atendimento supervisionado em pequenos grupos. Já no grave, o paciente fará reabilitação individualmente com os estudantes duas vezes por semana. O período de tratamento poderá variar de 6 a 8 semanas pros graus leve e moderado. Já as pessoas em estágio mais agudo terão acompanhamento por mais tempo.

De acordo com a professora da Faculdade de Fisioterapia da PUC-Campinas e uma das idealizadoras do projeto, Rosmari Aparecida Almeida de Oliveira, a ideia do atendimento surgiu com a piora da pandemia do novo coronavírus e dos inúmeros relatos de complicações causadas pela doença, especialmente no trato respiratório, que incluem cansaço físico e falta de ar.

Ainda de acordo com a professora Rosmari Aparecida Almeida de Oliveira, a retomada da vida normal dos pacientes pós-Covid-19 só poderá acontecer depois de uma recuperação completa da saúde.

Caso você ouvinte da Rádio Brasil queira saber mais detalhes sobre o programa de recuperação pra pacientes pós-Covid-19 da Clínica-Escola de Fisioterapia da PUC-Campinas, é necessário entrar em contato pelos telefones (19) 3343-6819 ou (19) 3343-6820.

Imagem: Assessoria de Comunicação da PUC-Campinas

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!