Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Giovanna Giuga

Queda em denúncias faz Conselho Tutelar de Campinas alertar sobre violência contra crianças na quarentena

A queda nas denúncias de maus-tratos e violência contra crianças e adolescentes durante o período da quarentena pelo coronavírus causou um alerta no Conselho Tutelar de Campinas. Segundo os conselheiros e a promotoria da Vara da Infância e Juventude, os casos têm acontecido, mas eles passam a ter ciência apenas quando a vítima deu entrada em hospitais.

A denúncia anônima é a principal ferramenta para o Conselho Tutelar intervir em casos de violência física, verbal ou negligência. Profissionais de escolas e creches, por exemplo, representam boa parte dos colaboradores ao denunciar casos observando marcas e comportamentos das crianças.

Com a falta desses profissionais, os números de chamados caíram. Em março, o Conselho recebeu 100 denúncias. Em abril, o número caiu para 48, uma redução de 52%. E, neste mês, até o momento, foram apenas 25 chamados.

Em Campinas, o atendimento presencial nesta quarentena ocorre no Conselho Tutelar Leste, das 8h às 12h, mas, também é possível acionar os conselheiros a qualquer hora pelo telefone 0800 770 1085. Além disso, os conselheiros informam que as pessoas, em situações de flagrante de violência, podem acionar a Polícia Militar pelo (190) ou a Guarda Municipal pelo (153), para que acionem o Conselho.

 

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Panorama Regional