Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Ericka Araújo

Receita Federal abre consulta ao último lote de restituição do IR 2018

Mais de 151 mil contribuintes já podem consultar, a partir desta segunda-feira, o último lote da restituição do Imposto de Renda de 2018. O montante a ser creditado, segundo a Receita Federal, é de aproximadamente R$ 319 milhões. O crédito bancário deve ser realizado no dia 17 de dezembro.

O contribuinte que fez a declaração e, ao fazer a consulta, verificar que não tem direito a pagamento, caiu na malha fina. É o que explica a contadora Marcela Truzzi Nakashima.

De acordo com a Receita Federal, 628 mil declarações ainda estão retidas na malha, que corresponde a 2% do total das declarações apresentadas neste ano. Marcela também explica quais devem ser os passos de quem caiu na malha fina ou do contribuinte que perdeu o prazo e não fez a declaração.

Para consultar se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na Internet, ou ligar para o Receitafone no número 146. A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita a consulta sobre informações de liberação das restituições e a situação cadastral de um CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deve entrar em contato pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 ou 0800-729-0001 para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!