Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Reclassificação das regiões do Estado no Plano SP vai ser antecipada; Após falha de comunicação, Dória pede fim da politização da vacina

A reclassificação das regiões do Estado de São Paulo no plano que flexibiliza a quarentena e as atividades não essenciais durante a pandemia da Covid-19 vai ser antecipada pra próxima sexta-feira (15). Há a perspectiva do recuo de algumas das regiões por causa do aumento de casos e mortes resultantes do novo coronavírus.

As informações foram divulgadas em uma coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Paulista, e transmitida nesta quarta-feira (13) por meio das redes sociais.

Segundo o Plano São Paulo, na mudança mais recente anunciada na última sexta-feira (8), quase todas as regiões do Estado estão na Fase Amarela. A próxima reclassificação seria realizada apenas em 5 de fevereiro.

De acordo com o médico Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência contra a Covid-19 em São Paulo, há uma tendência de curto prazo pra aumento de mais casos e mortes por causa do vírus. Ele lembrou das taxas de ocupação de UTIs pra pacientes com o novo coronavírus, que é de 67,7% na Grande São Paulo e de 65,4% considerando todo o Estado.

Ainda na coletiva de imprensa, o governador João Dória (PSDB) pediu pelo fim da politização da vacina contra a Covid-19. Ele e o Governo Paulista foram muito criticados na última terça-feira (12) após a divulgação dos dados gerais de eficácia da CoronaVac, imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, mantido pelo Governo de São Paulo em parceria com a farmacêutica chinesa SinoVac. A eficácia global é de 53,38%, muito abaixo do divulgado na semana passada.

Segundo João Dória, que critica direta ou indiretamente o presidente João Bolsonaro, ou o Governo Federal, ou os dois em quase todas as coletivas de imprensa realizadas desde o começo da pandemia, o foco neste momento tem de ser a vacinação contra a Covid-19.

O Governo de São Paulo atualizou, também na coletiva de imprensa, os números da pandemia no Estado: 1.577.119 pessoas pegaram a Covid-19 desde março, com 48.985 mortes, enquanto mais de 1,4 milhão de pacientes conseguiram se recuperar da doença.

Imagem: Região de Campinas (foto) está na Fase Amarela do Plano SP – Crédito: Assessoria de Comunicação da Habicamp

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!