Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Felipe Zangari

Reflexão Dom João Inácio – 03-04-20

Ouça aqui a palavra do nosso Arcebispo para esta sexta-feira.

“Paz e benção, saúdo com alegria, saúdo em Cristo, cada um, cada uma, o senhor, a senhora, o vovô , a vovó, jovens, as crianças, nós que no início deste dia sabemos separar um pequeno tempo para escutar o evangelho e meditar o evangelho, saúdo todos os que nos acompanham pela Rádio Brasil, Felipe abraço a você e a sua equipe.

Nós estamos lendo o evangelho de São João, como eu tenho repetido várias vezes nesses últimos dia, capítulo décimo, é o capítulo que Jesus se apresenta como o bom pastor, que ele veio para dar vida, vida em plenitude e Jesus fala de maneira muito clara, quem Ele é, porque Ele veio, quem o enviou, Ele também fala dos testemunhos que a palavra dá dEle, o testemunho das obras, as obras que Ele realiza porque o Pai mostra as obras para Ele realizá-las. Ele também fala, que tudo aquilo que Ele diz, Ele escuta o Pai dizer pra Ele dizer isso pra nós e nós também somos levados no finalzinho desse texto de hoje,de novo, a imagem e a memória de João Batista, porque Jesus, Ele precisa como que fugir. No final desse evangelho de hoje, vocês prestem atenção, Jesus tem que fugir porque os Judeus querem pregar Ele.

Então Ele se escapa, Ele saiu de Jerusalém, Ele faz uns 35,38 km. Ele desce, Ele desce pra Jericó, certamente Ele vai passar na estrada e naquela curva onde aconteceu aquele episódio do bom Samaritano. Lugarzinho que eu conheço muito bem. E aí Ele desce, abaixo do nível do mar, porque vocês sabem que Jericó fica quase 400m abaixo do nível do mar e lá Ele atravessa o rio Jordão, Ele vai pro outro lado do rio Jordão, ou seja, hoje Ele iria na região da Jordânia, e ali tem um lugarzinho que se chama Betânia também, e ali era o lugar onde João batizava, esse lugar eu também fui visitar.

E Betânia, a palavra Betânia, o que que ela significa? Ela significa ‘casa do pobre’, significa ‘casa de Ananias’, ela significa ‘casa do figo, da figueira, da tâmara’, são várias significações, ou seja, naquele lugar existia em abundância isto. E o evangelho de hoje então, Jesus fala de maneira muito clara quem Ele é, porque Ele veio. Então, nós percebemos que o processo contra Jesus, como eu falava ontem, que todo evangelho de São João é um processo na verdade, de Jesus com os Judeus, dos Judeus com o Jesus. Jesus fazendo todo o esforço para o bem dos Judeus, para que eles acolham – no, isso seria bom pra eles, se eles fossem crendo, acolhendo a palavra dEle, eles podem se tornar filhos.

Então o evangelho, o evangelho de João, ele representa toda a vida de Jesus como um processo. Tem muita discussão nesse evangelho, o processo do ser humano, é o processo também nosso, o ser humano que acolhe ou rejeita a palavra, que faz a pessoa tornar-se filho, filha. Então, na verdade, é o processo que nós também estamos fazendo com Jesus, processo do ser humano que acolhe ou rejeita Deus, que o faz tornar-se filho, se eu não acolho a palavra do Senhor, se eu não observo a palavra do Senhor que é o próprio Cristo, ou seja, se eu não acolho Jesus, a vida dEle, a proposta de vida dEle, o jeito dEle viver no meu viver, eu também excluo Jesus, eu jogo Ele fora, eu não aceito aquilo que Ele quer fazer comigo, ou seja, Ele quer que eu seja filho do Pai, que eu seja irmão dele. Nós muitas vezes achamos que isso é muito simples, não é simples, é bem complicado isso aqui, pra eu me tornar filho de Deus não é tão simples, não é tão simples.

Jesus, Ele vai ser morto, não será morto por suas boas obras, mas por que que ele vai ser morto? Ele vai ser morto por ser, e apresentar um Messias e um Deus diferente do que pensamos, e por isso é acusado de blasfêmia, e por isso querem apedrejá-lo. Nós, na nossa cabeça, nós sempre pensamos que Deus é forte, que Deus tem que intervir, que Deus tem que fazer isto e aquilo, mesmo agora, nesse momento de pandemia nós achamos, mas aonde é que está Deus?Por que que Ele não diz uma palavra e acaba com tudo?Não, Deus respeita muito as escolhas do ser humano, nós estamos acabando com esse mundo, e esse mundo está gritando, o mundo não dá mais conta. Esse virús aqui, é fruto de muitas das nossas ações.

Então, nós sabemos o jeito como Jesus se apresenta, a sua divindade, Ele pede para que nós entremos nessa lógica, é bem diferente daquilo que tantas vezes nós imaginamos. Jesus é senhor enquanto se faz servo, olha só que diferença, Ele é senhor enquanto se faz servo, é pastor enquanto é manso cordeiro, é salvador não enquanto se safa da morte, mas enquanto dá a vida e tudo por amor. É diferente demais para a nossa cabeça, é, Jesus não se enquadra em nossos conceitos. Jesus é louco de amor por nós e isso nós não entendemos.

Que Maria santíssima estenda o manto sobre você, sobre a sua família, que você tenha um dia bonito, um dia de paz, um dia de acolher mais e mais o que Jesus nos traz, e Ele, o que eu Ele nos traz? Ele se traz a nós, então, acolhendo Jesus. Que a graça,a força de Deus, a benção de Deus recaia sobre você, em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo. Amém! Muito abençoado dia.”

Povo de Deus