Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Reflexão Dom João Inácio – 03-09-20

Na mensagem desta quinta-feira (03) o nosso Arcebispo, Dom João Inácio Müller, lembra de São Gregório Magno e também medita sobre as sagradas escrituras!

“Paz e benção ao senhor, a senhora, bom dia a você que nos acompanha pela rádio Brasil, Felipe, bom dia a você, bom trabalho a sua equipe, hoje dia 3 de setembro, a igreja hoje celebra um Papa, São Gregório Magno, na verdade ele era um monge Irlandês, depois se tornou Papa, foi um grande incentivador das missões na europa toda, e ele também teve um trabalho muito importante no campo da liturgia e também do canto sacro, e ele elaborou um sacramentário que traz o seu nome, e ainda hoje constitui o núcleo fundamental do missal romano. Convido a nós fazermos memória aquilo que nos alegra muito, ou seja, a graça do conhecimento de Cristo:

‘ O Anjo do senhor anunciou a Maria e ela concebeu do Espírito Santo; Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra;E o verbo se fez carne e habitou entre nós: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós os pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!

Rogai por nós santa mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo, oremos: Infundi Senhor, como vos pedimos a vossa graça em nossos corações, para que havendo conhecido pela anunciação do anjo a encarnação de Jesus Cristo, vosso filho, cheguemos por sua paixão e morte de cruz, a glória da ressurreição, pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amém!
E com grande concentração nós nos colocamos diante do Senhor, para nós podermos ser um pouco a imagem dele em nossos relacionamentos no dia de hoje:

Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te a paz, a sabedoria, a força, quero olhar, hoje, o mundo com olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente, ver teus filhos além das aparências como tu mesmo os vê, e assim, não ver, se não, o bem em cada um. Cerra meus ouvidos a toda calûnia, guarda minha língua de toda maldade, que só de benção se encha o meu espírito, que eu seja tão bondoso e alegre que todos os que se aproximarem de mim sintam a tua presença, reveste me de tua beleza ó Senhor, e que no decurso deste dia eu te revele a todos. Amém!’

Hoje nós lemos Lucas 5:1-11, Jesus estava ali, às margens do lago de Genesaré e a multidão, porque a multidão gosta de Jesus, a multidão ficou encantada com a pregação de Jesus, com as curas dele e com a palavra, então, eles se apertaram ao redor de Jesus para ouvir a palavra, para ouvir a palavra de Deus e Jesus, então, para não ser, meio que comprimido ali contra a água, ele sobe em uma das barcas que está ali que é a barca de Pedro, e nesta barca de Pedro, de manhã cedo vai fazendo a fala ao público em geral, e os discípulos que estão ali pertinho de Jesus, eles estão dobrando as redes porque pescaram de noite e a pesca não foi boa. E Jesus vai falando, falando e eles também escutam, aí uma certa altura Jesus começa a conversar com eles e ele diz: ‘Avancem para águas mais profundas’, uma frase muito importante essa aqui, ‘Avança’ diz Jesus para Pedro, ‘Avança para águas mais profundas’ e aí vem a segunda parte, ele fala a todos eles; ‘E lançai vossas redes para a pesca’.

Claro, que Pedro ficou um pouco indignado com Jesus, ela sabia que Jesus não era pescador, era carpinteiro, por estar se intrometendo na atividade profissional deles, e ainda, eles tinham pescado toda a noite, até a pouco e já estavam com as redes dobradas, mas Pedro já tinha escutado a voz de Jesus e o coração de Pedro já estava aquecido com a palavra e Pedro diz: ‘Mestre, mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos, mas, eu te escutei, em atenção a tua palavra, eu vou lançar as redes’. E então eles lançam as redes e pescam muito peixe, então, Pedro reconhece duas coisas, ele como que reconhece Jesus, de fato Messias, ele vai reconhecendo Jesus como mestre e ele também se reconhece como pecador. Jesus então diz: ‘De hoje em diante, vocês serão pescadores de homens’.

Uma palavrinha importante para todos, todos nós, pra mim também, nunca permanecer agarrado ao mesmo, ter disposição de avançar, nos mover fora e dentro, dentro e fora, nós precisamos sempre avançar para águas mais profundas, mesmo fora, se eu sempre, de novo, me relaciono com as mesmas pessoas, eu mais ou menos vou ter o mesmo crescimento, mas se eu tiver coragem, de quem sabe, visitar uma outra vizinha, outro vizinho, conversar com outras pessoas ou ainda conversar sobre outros assuntos, as surpresas podem ser novas. E nós também, as vezes, estamos agarrados ao mesmo fazer, inclusive na igreja, na mesma pastoral ao até o mesmo lugar, é importante a gente se mover, Deus sabe surpreender, Maria Santíssima se deixou movimentar por Jesus, deixemo-nos movimentar.

Que a graça do Pai, do Filho e do Espírito Santo esteja com cada um de vocês e que Maria Santíssima nos acompanhe. Abençoado dia!”

Nenhum evento encontrado!