Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Felipe Zangari

Reflexão Dom João Inácio – 06-04-20

Mensagem do Arcebispo nesta segunda-feira da Semana Santa.

“Paz e benção, bom dia, dia está lindo, segunda-feira da semana maior.

Seis dias antes da páscoa diz o texto de São João capítulo 12, Jesus foi para Betânia e ali recebeu um jantar, Lázaro era um dos convivas e os personagens que entram mais em cena são: Marta, Maria, Judas e também Fariseus, que foram para lá, para Betânia, não tanto só para verem Jesus, mas para verem Lázaro que tinha então sido ressuscitado, e claro, alguns deles, sempre acreditam em Jesus.

Felipe, saúdo você com a sua equipe, o que eu creio ser muito importante para nós neste texto do evangelho que a igreja nos oferece na liturgia deste dia. O gesto de Maria, é o gesto que toma conta do texto, é o gesto que movimenta todo o texto, o que isso significa? esse meio litro de nardo puro, um perfume muito caro que Maria pega, e ela unge Jesus, de modo particular os pés, que caminharam por toda a galileia de um lugar para o outro, para anunciar o evangelho, para revelar o amor do Pai para conosco e para realizar o mistério redentor. O mistério redentor foi realizado durante toda a vida de Jesus, de modo muito particular em seu momento cumê né, quando na hora, ou seja, na hora da cruz Ele, então sim, se entregou ao Pai, Ele também nos resgatou todos da nossa morte com a sua ressurreição do túmulo.

Em São João, ele usa muito os sentidos espirituais, nós temos os cinco sentidos mas os espirituais é como nós podemos compreendê los espiritualmente. Então, o perfume, o nardo, ele é derramado, mas o perfume enche toda a casa, estava escrito ali, o perfume enche toda a casa, toda a casa fica cheia do cheiro daquele perfume, ou seja, Maria santíssima estava nos dizendo através deste gesto, e Jesus permite isso, que a divindade de Jesus preenche todo o espaço. A divindade de Jesus preenche todo o espaço, Jesus é Deus e a presença divina dele preenche todo o espaço, é só alguém como que, aprender a respirar que ele consegue se dar conta que Jesus está presente.

Judas, ele que cuida da bolsa, certamente de vez em quando some com alguma coisa e ele acha que teria sido muito melhor ter se vendido isso do que ter dado aos pobres. O que de fato sempre é importante, mas neste momento, Jesus aprova Maria, e ela já está fazendo isso antecipadamente já em vista do sepultamento de Jesus, mas acima de tudo, João quer colocar em evidência a presença da divindade de Jesus ali no jantar e Jesus então diz: ‘Olha, vocês sempre terão pobres’. Eu queria aproveitar aqui pra colocar luz e agradecer muito os nossos Padres, quantos Padres, me falam, me escrevem ou mandam foto como de fato os padres estão com os párocos estão conseguindo articular suas paróquias e como estão conseguindo ajudar os pobres através da oração, através da solidariedade, através de mantimentos,então temos que colocar isso em alta.

E Marta está sempre servindo, está sempre trabalhando. Então esse gesto de Maria é um gesto do amor que brota espontaneamente dela, é sinal que ela ama Jesus, e ela ama Jesus Deus, não só Jesus homem, por isso ela estava sentada aos pés de Jesus, escutando Jesus, e Jesus diz que ela escolheu a melhor parte. Terminando, eu diria assim, o amor de Maria, se exprime no serviço de Marta, nós sempre temos que olhar as duas como sendo como o verdadeiro discípulo é descrito em Maria e em Marta, então o amor de Maria de exprimi no serviço de Marta, o serviço de Marta brota do amor de Maria. O serviço, o servir, o serviço é a prova do amor, que é fundamento e a alma do serviço, o amor é o fundamento e a alma do serviço, então quem de nós realmente ama Jesus, ele vai servir os outros, se você serve de coração os outros por causa de Jesus, você está vivendo o evangelho.

Que Deus abençoe o senhor e a senhora, abençoe essa semana, essa semana Santa e ajude a todos nós a nós pararmos um tanto e acolher em nossa vida cada gesto de Jesus e cada gesto importante dessas pessoas que ao redor de Jesus reconhece a sua divindade. Que a força, a graça e a bênção, por intercessão de Nossa Senhora da Conceição, nossa padroeira, desça, recaia sobre você e sobre sua família, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém! Abençoado dia.”

Povo de Deus