Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Felipe Zangari

Reflexão Dom João Inácio – 09-09-20

Acompanhe aqui a meditação do Evangelho desta quarta-feira com o nosso Arcebispo.

“Paz e benção ao senhor, a senhora, bom dia a você que nos acompanha pela rádio Brasil, Felipe, abraço a você e a sua equipe, nós iniciamos, quarta-feira, hoje com a nossa oração:

‘ O Anjo do senhor anunciou a Maria e ela concebeu do Espírito Santo; Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra;E o verbo se fez carne e habitou entre nós: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós os pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!

Rogai por nós santa mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo, oremos: Infundi Senhor, como vos pedimos a vossa graça em nossos corações, para que havendo conhecido pela anunciação do anjo a encarnação de Jesus Cristo, vosso filho, cheguemos por sua paixão e morte de cruz, a glória da ressurreição, pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amém!

Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te a paz, a sabedoria, a força, quero olhar, hoje, o mundo com olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente, ver teus filhos além das aparências como tu mesmo os vê, e assim, não ver, se não, o bem em cada um. Cerra meus ouvidos a toda calûnia, guarda minha língua de toda maldade, que só de benção se encha o meu espírito, que eu seja tão bondoso e alegre que todos os que se aproximarem de mim sintam a tua presença, reveste me de tua beleza ó Senhor, e que no decurso deste dia eu te revele a todos. Amém!’

Hoje nós lemos Lucas 6:20-26, é um texto, eu diria assim, difícil de nós entendermos ou especialmente, o nosso tempo no mundo de hoje, nós temos muita dificuldade de compreender esse texto. Nós certamente nos perguntariamos, Jesus queria dizer exatamente isso quando ele levanta os olhos e o texto diz: ‘Jesus então disse aos seus discípulos: Bem aventurados vós os pobres, porque vosso é o reino de Deus’? Então Jesus está falando aos seus discípulos e os discípulos, que são discípulos dele, ali ao redor de Jesus eram pobres e eles tinham deixado tudo para seguir Nosso Senhor, então, o foco que Jesus está querendo nos ajudar a manter diante dos olhos é sermos discípulos, discípulos e levar vida símile aquela que o Senhor levou.

Depois Jesus diz: ‘Bem aventurado vós que agora têm fome, porque serão saciado’. Nós temos no mundo quase um bilhão de pessoas que passam fome, será que nosso Senhor está querendo dizer isso? Bem aventurados vocês que tem fome ou será que essa fome também diz outra coisa? Fome do reino de Deus? Ele está sempre falando aos seus discípulos, ou seja, aquelas pessoas que ele tinha ao redor dele, que estavam ao alcance dos olhos dele. Depois ele diz: ‘Bem aventurado vós que agora chorais, pois haveis de rir’. Como nós vamos compreender esse texto, essa palavra de Jesus, ‘bem aventurado vós que agora chorais, pois haveis de rir’, é coisa do reino de Deus, então como nós vamos compreender esse texto?

Por isso, hoje, invés de eu ficar falando muito sobre o texto eu vou dizer o seguinte, quem sabe cada um de nós pare um tempo em casa, escute esse texto, sem querer interpretar muito, escutar o texto, é a palavra de Jesus para nós. Depois Jesus diz: ‘Bem aventurado serei quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e vos amaldiçoarem o vosso nome por causa do Filho do homem’. Eu me pergunto, eu já fui odiado, expulsado, insultado, amaldiçoado por causa do nome de Jesus? Por causa de Jesus que eu defendo, que eu propago? E Jesus diz, alegrai-vos neste dia e exultai porque será grande a vossa recompensa no céu e depois Jesus, ele tem os ‘Ais’, Jesus diz, mas ai de vós ricos porque já tendes a vossa consolação, a pessoa que encontra nas suas riquezas o todo da vida, então Jesus diz ‘ai’, quem quiser me seguir renegue-se a si mesmo, Jesus fala em outro lugar.

Então, Jesus sempre nos convida a nós termos diante dos nossos olhos, em nosso coração acima de tudo ele, ele, Nosso Senhor, ele é o reino de Deus e o Reino de Deus, ou seja, todo o anúncio de Nosso Senhor e nós sempre precisamos nos confrontar com todo o anúncio de Nosso Senhor, ou seja, o meu modo de pensar, de agir, de viver já está bastante de acordo com o anúncio de Nosso Senhor. Então o texto de hoje é um texto que nos provoca muito, eu me sinto muito incomodado com esse texto e para dizer a verdade, eu fico feliz porque esse texto me incomoda, é um texto que me provoca, eu parar diante da palavra do Senhor ao rever as minhas opções e aí eu de novo ter a coragem de dizer, ‘Jesus, eu quero te seguir, eu quero ser sim discípulo missionário. Que Maria Santíssima nos ajude a compreender esse texto e a viver esse texto, rezo que a bênção do alto esteja sobre cada um de vocês, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém! Abençoado dia.”

Nenhum evento encontrado!