Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Felipe Zangari

Reflexão Dom João Inácio – 11-09-20

Acompanhe aqui a meditação do Evangelho desta sexta-feira com o nosso Arcebispo.

“Paz e benção ao senhor e a senhora, bom dia a você que nos acompanha pela rádio Brasil, Felipe, abraço a você e a sua equipe, dia 11 de setembro, lembra do dia 11 de setembro? Pois é, já faz um tempinho, 19 anos, dia 11 de setembro, hoje nós recordamos o mistério da reencarnação rezando:

‘ O Anjo do senhor anunciou a Maria e ela concebeu do Espírito Santo; Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra;E o verbo se fez carne e habitou entre nós: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós os pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!

Rogai por nós santa mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo, oremos: Derramai Senhor em nossas vidas a vossa graça para que nós, que por meio do anúncio do arcanjo, viemos ao conhecimento da encarnação de Jesus Cristo vosso filho, por sua paixão e morte de cruz sejamos conduzidos a glória da ressurreição, pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amém!

Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te a paz, a sabedoria, a força, quero olhar, hoje, o mundo com olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente, ver teus filhos além das aparências como tu mesmo os vê, e assim, não ver, se não, o bem em cada um. Cerra meus ouvidos a toda calûnia, guarda minha língua de toda maldade, que só de benção se encha o meu espírito, que eu seja tão bondoso e alegre que todos os que se aproximarem de mim sintam a tua presença, reveste me de tua beleza ó Senhor, e que no decurso deste dia eu te revele a todos. Amém!’

A palavra de Deus hoje, Mateus, aliás, Lucas 6, continuação do texto de hoje, é aquele texto muito conhecido, que Jesus pergunta se um cego pode guiar outro cego, diz ele, claro que não, os dois vão cair no buraco. Depois ele diz também, porque tu vês o cisco no olho do teu irmão e não percebe a trave no teu próprio olho? Então, com a igreja em oração, eu medito.

Jesus não nos proíbe de chamar a atenção do nosso irmão ou da nossa irmã nem de mostra-lhes as suas imperfeições como nós, aliás, domingo passado refletimos, mas Jesus insiste que o façamos de olhos abertos e não cegamente. Cegamente nós agimos quando nós agimos com um pouco de raiva, e um pouco de preconceito, quando falta amor, quando falta amor aí nós estamos cegos. Para realmente corrigir o próximo precisamos de um olhar limpo ao invés de um olhar privado por nossas próprias paixões, querer corrigir outra pessoa sem passar antes por uma purificação de nosso olhar interior é agir como um cego, como um cego guiando outro cego e Jesus já diz para nós o resultado, ou seja, caíram os dois em um buraco, e aí vem a pergunta, como proceder? Tira primeiro a trave do seu olho, isto é, corrige-te a ti mesmo, ou quem sabe de vez em quando pergunte para as pessoas que vivem com você, em que eu posso melhorar?Quais são os maiores vícios que você enxerga na minha vida? e escutar as pessoas que convivem com a gente.

Uma vez que a correção seja realizada, teremos a capacidade de ver com objetividade as limitações do próximo, e então, com caridade indicar-lhe o caminho certo. Qual é a grande surpresa? A grande surpresa é, a grande surpresa muitas vezes é que, tirando a trave de nosso próprio olho, veremos que o cisco no olho do outro é tão pequeno, é tão pequeno que não valhe a pena mencioná-lo, vemos até que aquele cisco só existia em nossa imaginação.

Então eu vou deixar um tema de casa para todos nós, para mim também, vamos pedir para uma pessoa: Em que eu posso melhorar? Quais são os maiores vícios, ou defeitos ou manias que atrapalham na convivência que você enxerga em mim? Ao invés de olhar para o outro, vamos deixar o outro olhar pra gente. Que Maria Santíssima esteja conosco e que a benção do Pai, do Filho e do Espírito Santo desça sobre cada um de vocês. Abençoado dia! A noite, às 20h, estarei na Paróquia Santa Clara, lá com o Padre André Ulisses, apresentando o Vigário paroquial, o Padre Diego. Abençoado dia!”

Nenhum evento encontrado!