Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Reflexão Dom João Inácio – 13-04-20

Ouça a mensagem de Dom João Inácio Müller, nosso arcebispo, para esta segunda-feira!!

“Paz e benção, a você que acompanha a Rádio Brasil, muito bom dia, nós estamos na segunda-feira na oitava da Páscoa. Felipe, saúdo você com a sua equipe.

Oitava da Páscoa, a igreja, como ela entendeu que o domingo da Ressurreição é o domingo base lá da nossa fé, então a igreja celebra por oito dias o dia da ressurreição, digamos assim, são oito dias como se fosse um dia. Por isso em todas as missas desta semana a gente reza o “Glória”. Então são oito dias em que a gente vai recordando no evangelho, todas as narrações da ressurreição de Jesus e nos Atos dos Apóstolos nós vamos acompanhar as pregações, de modo muito particular de Pedro, atestando para os Judeus, de vez em quando sendo preso, sendo jogado na prisão, sendo surrados, mas eles não se entregam. Pregando a ressurreição de Jesus, e geralmente Pedro faz uma releitura de textos do antigo testamento.

Então hoje, gostaria de iniciar rezando com vocês:

‘Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia!,pois o Senhor que mereceste trazer em vosso seio, aleluia!, ressuscitou como disse, aleluia!, rogai a Deus por nós, aleluia!, alegrai-vos exultai ó virgem Maria, aleluia!, por que o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós os pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!

Oremos: Ó Deus que pela ressurreição de vosso filho, nosso Senhor Jesus Cristo, fizeste brilhar no mundo a alegria, fazei que pela intercessão da virgem Maria, sua Mãe, cheguemos nas alegrias eternas. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!’

Nós lemos hoje o capítulo 28 de Mateus, é um pouco com aquele texto que nós escutamos na vigília Pascal. As mulheres, então elas são enviadas pelo anjo, para irem e anunciar aos discípulos que devem ir para a Galiléia e lá eles verão Jesus, Jesus ressuscitado, e elas vão obedecem a ordem do anjo e logo o próprio Jesus vai ao encontro da senhoras e a primeira palavra que o ressuscitado diz a elas é: ‘Alegrai-vos’. E elas reconhecem Jesus, se prostram, o adoram, e o ressuscitado, Jesus, Ele não fica muito tempo ali com elas e nem diz muitas palavras, Ele só diz a mesma coisa que o anjo tinha dito. Elas devem logo ir anunciar aos discípulos que eles devem ir a Galiléia e lá eles verão, irão ver, Jesus ressuscitado.

O que é muito importante a partir da leitura dos evangelhos e dos Atos dos Apóstolos no dia de hoje? É muito importante escutar a palavra e crer na palavra, fazer a palavra. As duas senhoras que foram no túmulo, o enviado de Deus, o anjo, falou com elas e deu ordem pra elas, para elas irem e anunciar a boa notícia, ou seja, o evangelho e elas foram. E depois o próprio Jesus também as enviou e elas obedeceram.

Muito importante, por tanto, escutar a palavra, crer e obedecer a palavra. A palavra nos ajuda a chegar à fé, a palavra observada nos ajuda a levar a fé, enquanto a gente faz a palavra, a palavra vai nos fazendo por dentro e o Senhor vem ao nosso encontro, o Senhor se apresenta a nós.

As mulheres viram o túmulo vazio, escutaram o anjo e foram crendo. Os soldados também viram o anjo e escutaram o anjo, também viram o túmulo vazio, mas eles foram até a cidade, falaram que o túmulo estava vazio e se deixaram corromper pelas autoridades dos Judeus, os mesmos que mataram Jesus.

Que nós nesse dia saibamos escutar a palavra, crer na palavra, e que nós cada dia saibamos reconhecer que a nossa missão nesse mundo é sermos portadores de boas notícias, não portadores de notícias falsas. Que o seu dia seja abençoado, que o manto da mãe cubra toda a sua família, todas as suas preocupações, todas as suas dificuldades, cubra toda a sua semana. E desça sobre você a força, e a graça, e a presença de nosso Deus que é Pai, e Filho e Espírito Santo. Abençoado dia.”

Partitura