Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Reflexão Dom João Inácio – 15-04-20

Ouça agora a mensagem do nosso Arcebispo desta quarta-feira!

“Paz e benção a vocês que nos acompanham pela Rádio Brasil, saúdo com muito carinho e desejo muita luz nesse dia. Felipe, abraço, saúdo também a sua equipe e nós rezamos neste tempo Pascal:

‘Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia!,pois o Senhor que mereceste trazer em vosso seio, aleluia!, ressuscitou como disse, aleluia!, rogai a Deus por nós, aleluia!, alegrai-vos exultai ó virgem Maria, aleluia!, por que o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós os pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!

Oremos: Ó Deus que pela ressurreição de vosso filho, nosso Senhor Jesus Cristo, fizeste brilhar no mundo a alegria, fazei que pela intercessão da virgem Maria, sua Mãe, cheguemos nas alegrias eternas. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!’

Hoje a liturgia nos oferece dois textos muito bonitos, os Atos dos Apóstolos, Pedro e João vão para o templo e na entrada do templo, na porta formosa encontram aquele coxo, aquele senhor, que colocava cada dia lá para pedir esmolas. Então ele pede uma esmola e Pedro diz para ele olhar bem para eles, ai ele olhou e Pedro frustra ele. ‘Olha, nós não temos nada pra te dar não, mas em nome de jesus ressuscitado, eu te ordeno, levanta – te e anda’. E ai aconteceu esse grande milagre, ele se levantou e começou a andar, a caminhar.

E no evangelho nos encontramos esta pérola de Lucas, os discípulos de Emaús, dois discípulos, não apóstolos, dois discípulos, frustrados, acharam que tinham perdido tempo na vida deles em seguir Jesus, não compreenderam nada. Porque em Jerusalém então foi morto Jesus, depois de fake news, depois do tal de lawfer como a gente diz hoje, de tanto falar que Jesus era um criminoso, todos de fato acreditaram que ele era um criminoso, que ele de fato merecia ser jogado na prisão como ele foi, e depois ser torturado e finalmente ser morto. E morto na cruz, e quem era morto na cruz era realmente um malfeitor.

Hoje nós também temos situações parecidas, nós somos levados a crer naquilo que muitas vezes a justiça, como na época de Jesus, a justiça hoje determina. Então nós deveremos sempre usar o consenso, o olhar agudo, saber discernir as coisas, não simplesmente acreditar naquilo que o nosso mundo considera como certo. Por exemplo, o nosso mundo pensa que o pobre é pobre porque é preguiçoso, uma pessoa não ganha 3 ou 4 mil por mês porque não quer, porque não se empenha, é uma grande mentira. Nós estamos de fato envolvidos hoje em uma estrutura de pecado e de exclusão em que os pobres são vitimados e nessa época nós presenciamos isso de maneira muito mais clara, então as coisas não são simplesmente assim como a sociedade as oferece.

Voltando ao texto de Lucas 24, então os dois discípulos estão fugindo também de Jerusalém, com medo, ‘de repente eles também vão me, vão nos crucificar’, e enquanto eles caminham tristes, fazem uns 11km até Emaús, um estranho se aproxima, e ele começa a conversar com eles e eles estranham que, ele vindo, quem sabe, de Jerusalém não sabia do que tinha acontecido lá. Ou seja, eles desabafam, narram a situação deles. E ai acontece algo muito importante, Jesus começa, como que, a ler a bíblia, a sagrada escritura, daquilo que dizia sobre eles. Então eles escutaram a palavra de Deus, aquilo que nós fazemos em cada missa.

Chegando em Emaús eles rezam: ‘Senhor, permanece conosco, já é tarde, fique aqui’, aí o Senhor fica com eles e é como que segue a liturgia eucarística, sentam na mesa e Ele parte o pão. Aí eles reconhecem Ele, e imediatamente eles se levantam e voltam para Jerusalém, chegam lá, contam o que viram e escutaram então, dos discípulos, apóstolos reunidos que de fato Ele ressuscitou e apareceu a Simão.

Em nossas dúvidas de vida, falta de fé, ler a sagrada escritura, comungar Jesus eucarístico com muita fé, crendo, Ele de fato está presente. Assim vai acontecendo o encontro do Senhor para conosco.

Que Deus, a sua grande misericórdia, derrame as suas graças sobre o senhor, sobre a senhora, sobre você nos seus mais diversos trabalhos nesse dia e que o manto da santíssima cubra as suas preocupações, as suas angústias, talvez você que vai ficar mais um dia em casa cuidando – se nesse tempo da pandemia. Eu rezo a presença do Senhor sobre você em nome do Pai, e do filho e do Espírito Santo. Amém! Abençoado dia.”

Nenhum evento encontrado!