Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Felipe Zangari

Reflexão Dom João Inácio – 18-04-20

Acompanhe aqui a mensagem de Dom João Inácio Müller para este sábado da Oitava da Páscoa.

“Paz e benção a você que nos acompanha pela Rádio Brasil, Felipe abraço a você e a sua equipe, hoje é sábado na oitava da Páscoa e nós rezamos com Maria santíssima:

‘Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia!,pois o Senhor que mereceste trazer em vosso seio, aleluia!, ressuscitou como disse, aleluia!, rogai a Deus por nós, aleluia!, alegrai-vos exultai ó virgem Maria, aleluia!, por que o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós os pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!

Oremos: Ó Deus que pela ressurreição de vosso filho, nosso Senhor Jesus Cristo, fizeste brilhar no mundo a alegria, fazei que pela intercessão da virgem Maria, sua Mãe, cheguemos nas alegrias eternas. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!’

Nós estamos lendo, claro, o texto dos Atos dos Apóstolos e estamos lendo os textos dos evangelhos que nos narram a ressurreição do Senhor. Hoje é um texto muito bonito, os dois, mas os Atos dos Apóstolos, os dois, Pedro e João estavam na prisão, depois de uma noite inteira são chamados e eles diante do sinédrio, o sinédrio que tinha condenado Jesus, as mesmas pessoas estão aí diante de João e Pedro, e eles se dão conta que eles falam sem medo, que eles tem eloquência, eles têm sabedoria, mas eles também sabem que são pessoas simples, que não estudaram as escrituras, além disso, do lado de João e Pedro está aquele senhor, o paralítico que tinha sido curado por eles, na verdade foi por Jesus, mas por interseção deles. E eles não tem argumentos, então o sinédrio, os chefes do povo, eles de fato ficam sem ação, eles não conseguem entender o que está acontecendo e eles também tem medo de fazer surrar Pedro e João por causa do povo.

Tem um barulho em Jerusalém, aclamando a maravilha que está acontecendo por meio de Pedro e João, e muitos começam a acreditar que de fato, a ação daquele que o sinédrio matou, que é Jesus, que Ele está vivo e Ele está trabalhando, Ele está fazendo as maravilhas que Ele já fazia antes. E o sinédrio fica realmente sem ação e eles ameaçam os dois para parar de falar, parar de ensinar, e aí Pedro disse: ‘Bom, vocês é quem deve julgar, é melhor obedecer a vocês ou a Deus, a Deus ou aos homens?”. Então Pedro, de fato, ele está todo cheio e revestido do Espírito Santo. Por que? Porque ele acreditou na ressurreição e ele acolheu o ressuscitado na vida dele, Pedro e João.

No evangelho, hoje, lemos Marcos, é um texto também muito bonito, assim, irônico e nos mostra detalhes maravilhosos. Primeiro lugar Jesus aparece à mulheres, de novo, é Maria Madalena, e ela vai e conta aos discípulos, mas eles não acreditam, magina? Eles não vão acreditar em mulher, ainda mais essa Madalena a qual foram expulsos sete demônios. Então Deus mostra que não importa o nosso pecado que a gente tem, a nossa fragilidade, é que Deus nos ama, Deus não para de nos amar quando nós estamos no pecado, nós que muitas vezes pensamos que Deus se retira, Deus não se retira.

Então Deus, primeiro lugar, Ele foi se mostrar ressuscitado a Maria Madalena, depois o texto diz, que dois discípulos, que eram aqueles de Emaús, que eles também voltaram e falaram que Ele estava vivo, mas os onze discípulos, a cabeça dura, não acreditaram, até que finalmente o próprio Senhor aparece no meio deles. E aí o que que Jesus faz? Se apresenta a eles, xinga eles sim, repreende eles, “Mas como é que vocês não acreditam?’ cabeça dura, e finalmente Ele envia, então eles, a eles irem pelo mundo inteiro levar a palavra a toda a criatura. Essa é uma palavra nova, toda a criatura, devem anunciar o evangelho a toda a criatura, não só a homens. Então se você tem uma plantinha na sua casa fala de Jesus ressuscitado, eu aqui em casa vou fazer isso com a minha horta, se tem uma árvore, tem um pássaro por ai podem anunciar a ressurreição de Jesus ao ar, à água que você usa, que você se lava, é, Jesus fala toda a criatura, não só aos homens, e nós tivemos santos que anunciaram a palavra de Deus a toda a criatura, já no antigo testamento temos o cântico da criatura, depois São Francisco fez o cântico das criaturas, ele falava com as criaturas, anunciava a palavra de Deus aos passarinhos, temos sermões bonitos dele aos passarinhos. Santo Antônio foi pregar aos peixes.

Eu desejo um dia muito abençoado a você, a sua família, que de fato você possa crescer na compreensão do Cristo ressuscitado e na capacidade de acolhê-lo e de proclamá-lo. Por intercessão da Virgem, que o manto dela protetor esteja sobre você durante todo esse dia, e que Deus abençoe você em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém! Abençoado dia.”

Brasil Agora 2ª Edição