Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Reflexão Dom João Inácio – 20-04-20

Ouça aqui a mensagem do nosso Arcebispo, Dom João Inácio Müller, para esta segunda-feira.

“Paz e benção a você que nos acompanha pela Rádio Brasil desejo uma segunda-feira iluminada, assim como o sol que está iluminando os horizontes e vem aclarar o nosso dia. Felipe, saúdo você e a sua equipe e nós iniciamos neste tempo pascal saudando Maria santíssima:

‘Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia!,pois o Senhor que mereceste trazer em vosso seio, aleluia!, ressuscitou como disse, aleluia!, rogai a Deus por nós, aleluia!, alegrai-vos exultai ó virgem Maria, aleluia!, por que o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós os pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!

Oremos: Ó Deus que pela ressurreição de vosso filho, nosso Senhor Jesus Cristo, fizeste brilhar no mundo a alegria, fazei que pela intercessão da virgem Maria, sua Mãe, cheguemos nas alegrias eternas. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!’

Hoje, nós já vivemos a oitava da Páscoa, nós iniciamos a segunda semana da Páscoa e você vai perceber, que durante todo esse período pascal, nós vamos ler o evangelho de São João, vai ser uma grande catequese que a igreja permite receber do evangelista São João. A nossa igreja dividiu assim, os ciclos litúrgicos em três anos, são três anos de catequese, o ano A, o ano B e o ano C. Então nós lemos, em cada um desses três anos, de modo particular, os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas e João não tem um ano, mas João é explorado durante o ano, durante os tempos fortes, todos os anos nós lemos muito o evangelho de São João, é o evangelho que aprofundou, digamos assim, os outros três evangelhos, é o evangelho onde Jesus fala muito, onde Jesus faz homilias grandes, onde Ele faz reflexões e vai aprofundando os sinais Dele.

E hoje, nos Atos dos Apóstolos, Pedro e João foram soltos, eles chegaram em casa, então a comunidade faz uma releitura do que aconteceu a partir do antigo testamento, isto prova para eles mais ainda que, de fato, Jesus está com eles, que Jesus é o Messias, que Ele vai cuidar deles e que eles não precisam ter medo. Por isso o texto que os Atos, a palavra em que os Atos dos Apóstolos diz muito é a palavra ‘coragem’, corajosamente anunciaram, intrepidamente eles não se entregam. Na origem essa palavra significa valentia, eu uso muito a palavra valente, não se entregar. Então os apóstolos, parece que quanto mais eles são perseguidos, presos, surrados, batidos, quando eles são repreendidos mara não falar, tanto mais eles tem coragem, eles se sentem amparados por Jesus, Jesus está do lado deles, ajudando eles e eles não se entregam mais, corajosamente continuam a anunciar a ressurreição do Senhor, a anunciar o reino que Jesus veio implantar.

No evangelho nós lemos João, hoje o inicio de João nos apresenta Nicodemos que vai de noite conversar com Jesus, e Jesus diz, começa a falar sobre ver o reino de Deus, Jesus também, Ele fala cada coisa que Nicodemos não tem como entender, é que João, ele aprofunda as coisas, ele fala de nascer do alto, donde alguém poderia inventar essa expressão, nascer do alto? Só Jesus mesmo. Então Ele diz pro Nicodemos: ‘Olha, ver o reino de Deus, ver o reino de Deus, dar – se conta da sua presença, acolhê-lo ativamente, é dom de Deus a cada um, mas para isso precisa nascer do alto, nascer da água e do espírito, a fé é um dom, a capacidade de ver e ler os sinais dos tempos também é dom’. Então nós temos sempre de novo pedir esses dons, mas João aqui, ele já alude ao sacramento do batismo, onde nós somos lançados, mergulhados para dentro da morte e da ressurreição de cristo, e nós já estamos, através do batismo, sentados lá em cima, no alto, pertinho de Deus Pai em Jesus.

E nós, então, que somos mergulhados na vida do Pai, do Filho e do Espírito Santo, nós devemos viver uma vida conduzida pelo espírito, ou seja, pelo alto. É mais ou menos, se o senhor me permite, a senhora me permite, quando alguém começa a gostar muito de uma outra pessoa, ou seja, começa a enamorar, começa a amar, essa pessoa, ela nasce de novo, ela vê tudo diferente, e ela percebe que ela vê o amor, mas o amor não está pra ver, mas ela vê o amor, ela sabe o sentimento que ela tem, ela sabe o sentimento que a outra pessoa tem. Mais ou menos assim é o que João quer nos falar hoje sobre o nascer do alto. Então vamos permitir que, o espírito de Jesus, que é o espírito do Pai, que é o Espírito Santo, que ele nos conduza, que ele mova o nosso olhar, os nossos sentimentos e os nossos comportamentos.

Que Maria santíssima estenda o seu manto sobre você, sobre sua família, suas atividades, suas preocupações e também sobre suas dores. E eu rezo a presença de Deus sobre o seu dia em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Abençoado dia.”

Panorama Regional