Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Reflexão Dom João Inácio – 22-04-20

Acompanhe aqui a mensagem de Dom João Inácio nesta quarta-feira.

“Paz e benção saúdo você que nos acompanha pela Rádio Brasil, saúdo o Felipe e a sua equipe. Hoje, quarta – feira, é dia 22 de abril, dia em que nós fazemos memória do descobrimento do Brasil, mas ele não está tão descoberto não, ele está bastante vendido. E nós saudamos Maria santíssima rezando:

‘Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia!,pois o Senhor que mereceste trazer em vosso seio, aleluia!, ressuscitou como disse, aleluia!, rogai a Deus por nós, aleluia!, alegrai-vos exultai ó virgem Maria, aleluia!, por que o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós os pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!

Oremos: Ó Deus que pela ressurreição de vosso filho, nosso Senhor Jesus Cristo, fizeste brilhar no mundo a alegria, fazei que pela intercessão da virgem Maria, sua Mãe, cheguemos nas alegrias eternas. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!’

Hoje a liturgia nos brinda com textos maravilhosos, o texto dos Atos, é um texto digamos assim, onde o Cristo ressuscitado dá a sua risada sobre a mania dos chefes do povo querer prender quem não dá para prender, ou seja, a vida do Cristo ressuscitado e a vida do Cristo ressuscitado presente nos apóstolos. No texto de João, hoje é a continuação e o finzinho da conversa de Jesus com Nicodemos, mas é só Jesus que fala, então Ele vai mostrando quem Ele é, porque Ele veio, e Ele diz que de fato Deus enviou Ele até nós porque Deus nos ama. Deus tanto amou o mundo que envia o seu filho unigênito, e todo aquele que crer nele tem a vida, quem não crer então faz a opção pela morte.

Mas Jesus não diz que Ele vai pra matar uns e talvez salvar outros. Por que que Ele diz isso? Por que que Ele não diz isso? Porque no tempo de Jesus, uma das características, uma das expectativas da espera do Messias, era de que o Messias, quando ele chegasse, ele ia de fato ser mal com os maus e Jesus nunca foi mal com ninguém, Jesus, Ele de fato revelou o coração bondoso do Pai, Ele não revelou o coração de um Pai violento. Por isso que nós precisamos sempre reler os textos do antigo testamento, a partir da luz que Jesus trouxe. Porque no antigo testamento, nós ainda temos muitos textos que mostram um Deus que não é o Deus revelado por Jesus, por isso que Jesus tantas vezes dizia : ‘Vocês ouviram o que foi dito, eu porém vos digo’. E os Fariseus, os mestres da lei, os escribas não conseguiram compreender isso, e por isso que eles também tentaram matar Jesus, porque Ele meio que corrigia, Ele completava a revelação da palavra de Deus.
Mas digamos assim, antigamente, Deus não conseguiu fazer mais com a revelação, porque mesmo o escritor era cabeça dura, mesmo o escritor, ele não conseguia se colocar totalmente aberto a ação do Espírito Santo, e também porque ele estava inserido em uma cultura. Então, digamos assim, Deus conseguiu fazer o máximo em revelar se através do escritores, presente na sagrada escritura no antigo testamento, mas com o envio do seu filho, Ele mostra a verdade nua e crua, como ela é. E Jesus então mostra um Deus que ama, ama até ao extremo de dar vida, de dar a sua vida.

Quem crê no filho, quem acolhe ele, quem começa a mover a sua vida na lógica da vida do filho, ele vai estar cada dia mais cheio de luz, ele vai cada dia ser mais idêntico a si mesmo, porque Jesus veio revelar a nossa identidade profunda. Se eu de fato quero ter uma carteira de identidade, que a minha vida seja a minha carteira de identidade, eu preciso olhar pra Jesus, e eu preciso aprender a me modelar a partir dEle, eu preciso aprender a segui-lo com muita valentia, eu preciso compreender o pensamento dEle, o sentimento dEle, as emoções dEle e o fazer dEle, e fazê-las próprias minhas. Ninguém consegue prender a palavra de Deus, nem a palavra de Deus revelada em Cristo, Ele é a palavra de Deus, Ele ressuscitou, e nem a palavra de Deus nos apóstolos, porque o anjo, durante a noite, tirou eles da prisão sem abrir as portas.

Não duvidemos da nossa fé, mas tenhamos coragem para viver e testemunhar a palavra, proclamar a palavra, mas tenhamos também a certeza, se isso nos dá conforto, também trazer dificuldades e até perseguições de pessoas vão falar mal. Que a Virgem estenda o seu manto sobre todos nós, que nós, como ela, saibamos dizer todos os dias, ‘eu estou aqui, faça-se em mim segundo a tua palavra e a tua vontade’. Que sobre você, sobre sua vida desça a bênção do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Abençoado dia.”

Acorda Brasil