Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Reflexão Dom João Inácio – 27-08-20

Na mensagem desta quinta-feira (27) o nosso Arcebispo, Dom João Inácio Müller, lembra do dia de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho!

“Paz e benção ao senhor e a senhora, bom dia a você que nos acompanha pela rádio Brasil, Felipe, já olhou que dia bonito está hoje, Felipe? Agradece a Deus, abraço a você e sua equipe, dia 27 de agosto, Santa Mônica, mamãe de Santo Agostinho e nós rezamos:

‘ O Anjo do senhor anunciou a Maria e ela concebeu do Espírito Santo; Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra;E o verbo se fez carne e habitou entre nós: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós os pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!

Rogai por nós santa mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo, oremos: Infundi Senhor, como vos pedimos a vossa graça em nossos corações, para que havendo conhecido pela anunciação do anjo a encarnação de Jesus Cristo, vosso filho, cheguemos por sua paixão e morte de cruz, a glória da ressurreição, pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amém!

Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te a paz, a sabedoria, a força, quero olhar, hoje, o mundo com olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente, ver teus filhos além das aparências como tu mesmo os vê, e assim, não ver, se não, o bem em cada um. Cerra meus ouvidos a toda calûnia, guarda minha língua de toda maldade, que só de benção se encha o meu espírito, que eu seja tão bondoso e alegre que todos os que se aproximarem de mim sintam a tua presença, reveste me de tua beleza ó Senhor, e que no decurso deste dia eu te revele a todos. Amém!’

Santa mônica, ela teve uma batalha muito grande na vida, ela é católica e educação católica, ela é muito piedosa, ela se casou com um homem que não era católico, então ela passou grande parte da vida rezando sobre a conversão do marido, depois ela teve certamente três filhos, possivelmente o primeiro era Agostinho e o Agostinho, ele aderiu a uma linha filosófica não cristã, não católica. Então Santa Mônica, ela passou uma grande parte da vida rezando pela conversão do marido que ela conseguiu finalmente e, depois pela conversão do seu filho agostinho, e ela veio, ela teve essa graça de Deus, especialmente através de Santo Ambrósio que era o bispo lá de Milão, e depois então, ela feliz, ela pode entregar a sua vida, depois de ficar doente em Óstia Tiberina com apenas 56 anos, e ela pediu então pra ser enterrada em qualquer lugar, e ela então foi enterrada ali, depois ela foi levada a Roma por um dos Papas.

E neste dia nós escutamos a palavra de Mateus 24, e eu queria partilhar uma pequena meditação da igreja em oração que pode nos ajudar nesse dia a viver a palavra do evangelho, onde Jesus nos fala de ficar atentos, porque nós não sabemos nem o dia, nem a hora de que o Senhor virá, e Jesus que diz que ele virá como um ladrão, então vamos prestar atenção, que é muito interessante esse texto:

‘ Se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada.’ Então essa parábola, de um só versículo, Jesus assume um papel surpreendente, ele se apresenta como o ladrão, talvez podemos colocar um ‘L’ maiúsculo aqui, e nos caracteriza como os donos da casa. Então, esse divino ladrão, virá, como diz Jesus, não para nos roubar, mas para arrombar a nossa casa, ele quebrará todas as paredes, escancarar todas as portas, acabará com todas as fechaduras, abrirá todos os cofres, tirará todos os documentos das gavetas secretas e sobre tudo fará brilhar uma luz fortíssima.

Que luz é essa? A luz da verdade,a nossa tendência como pessoas, a nossa tendência neste mundo é contentamo-nos com meias verdades, as meias verdades de nossos próximos e também as meias verdades próprias nossas. Jesus nos avisa, quando ele vier, tudo será avaliado com base na plena verdade, assim ele nos faz um favor, ele nos ensina como podemos vigiar enquanto esperamos a sua volta, podemos fazer a resolução de renunciar às meias verdades e começar de novo com verdades inteiras, nas palavras, comportamentos, atitudes, escolhas, pensamentos, e então, claro, quando o Ladrão (maiúsculo) vier, ele nos encontrará acordados, vigilantes e confiantes.

Que a virgem estenda o seu manto sobre nós, cuide de nós e nós nos deixarmos amparar por ela, e que a força e a bênção do alto desça sobre o senhor, sobre a senhora, sobre você, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! A noite às 19h30 estarei celebrando a eucaristia com o Padre Márcio da paróquia Santa Mônica, Santa Mônica, rogai por nós!”

 

 

Nenhum evento encontrado!