Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Felipe Zangari

Reflexão Dom João Inácio 29-08-20

Acompanhe aqui a oração e a mensagem do nosso Arcebispo neste sábado, dia em que a Igreja celebra o martírio de São João Batista.

“Paz e benção, ao senhor, a senhora, bom dia a você que nos acompanha pela rádio Brasil, Felipe, abraço a você e a sua equipe, hoje é sábado, dia 29 de agosto, dia em que nós fazemos memória ao martírio de João Batista no maqueronte, Maqueronte fica praticamente de frente a Jericó, do outro lado do rio Jordão, lá no alto, é um dos castelos, uma das fortalezas que Herodes construiu, são umas quatro ou cinco, só lá na Palestina, e claro, também visitei aquele lugar, lá de cima nós temos uma visão bonita para a Palestina, isto fica então no oriente, no oriente de Jerusalém, no oriente de Jericó. E nós rezamos:

‘ O Anjo do senhor anunciou a Maria e ela concebeu do Espírito Santo; Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra;E o verbo se fez carne e habitou entre nós: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós os pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!

Rogai por nós santa mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo, oremos: Infundi Senhor, como vos pedimos a vossa graça em nossos corações, para que havendo conhecido pela anunciação do anjo a encarnação de Jesus Cristo, vosso filho, cheguemos por sua paixão e morte de cruz, a glória da ressurreição, pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amém!

Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te a paz, a sabedoria, a força, quero olhar, hoje, o mundo com olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente, ver teus filhos além das aparências como tu mesmo os vê, e assim, não ver, se não, o bem em cada um. Cerra meus ouvidos a toda calûnia, guarda minha língua de toda maldade, que só de benção se encha o meu espírito, que eu seja tão bondoso e alegre que todos os que se aproximarem de mim sintam a tua presença, reveste me de tua beleza ó Senhor, e que no decurso deste dia eu te revele a todos. Amém!’

Então, eu falava a pouco, hoje então é o martírio de São João Batista, grande precursor do senhor, profeta, profeta que conseguia enxergar a chegada próxima do reino de Deus. João Batista ministrava no deserto um batismo de arrependimento, de perdão dos pecados, reconheceu Jesus como: ‘O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo’ e foi reconhecido, por sua vez, por Jesus como: ‘O maior entre todos os nascidos de mulher’, por denunciar a união ilícita entre o rei Herodes Antipas e Herodíades. O que que aconteceu? Foi preso, e o que que mais? Foi degolado. Sua morte, proclama de antemão a morte salvadora do divino cordeiro.

Hoje nós temos no evangelho exatamente essa passagem da morte de João Batista, depois que Herodíades sugere à sua filha, quando ela foi dançar e Herodes gostou da dança e prometeu que daria a ela o que ela pedisse, mesmo se fosse a metade do reino, então, ela pediu a cabeça de João Batista em uma bacia e então, diante daquele povo lá, ele teve que mandar degolar João e assim aconteceu. E então, ela pegou a cabeça de João Batista e entregou a Herodes.

O que que nós podemos tirar de mensagem disso? O evangelho então nos diz muito claramente, que no seguimento de Jesus, nós temos duas opções, não mais, a opção de João Batista e a opção de Herodes, vamos primeiro para João Batista. João Batista por amor a verdade, que é Jesus (‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida’), João Batista não aceitou conformar-se a mentalidade corrompida do mundo e aprendeu a duras penas que: Só perdendo a própria vida por causa de Deus é que se pode salva-la, e ele foi salvo. Já Herodes nos apresenta que mesmo sabendo não estar fazendo o que é certo, tem medo de desagradar o mundo, para preservar a sua vida ele opta por perdê-la Hoje não é muito diferente, as barbaridades ainda continuam, hoje se mata, com medo de desagradar talvez o mercado, grandes corporações.

Que Deus nos dê a graça de imitarmos a grandeza do amor de João e nos tornarmos mais e mais sinais de cristo em nosso mundo! A noite, às 19h30, estarei na paróquia São Miguel Arcanjo com o Padre Luan. Que o dia seja abençoado, que Nossa Senhora nos proteja e que a graça do alto desça, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém! Abençoado sábado.”

Nenhum evento encontrado!