Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Felipe Zangari

Reflexão Dom João Inácio – 30-03-20

Acompanhe a mensagem do nosso Arcebispo para esta segunda feira.

Paz e benção, bom dia, segunda-feira, estamos na última semana antes do Domingo de Ramos e semana que vem celebramos a festa maior, a semana maior e as festas maiores da nossa fé, o Tríduo Pascal e no outro final de semana a ressurreição.

É muito importante ficar em casa, é o modo de não fazermos o vírus circular, então se sai só para o estritamente necessário, acompanhe as notícias, os números estão subindo, é importante ficar em casa.

A Liturgia de hoje, ela nos chama a atenção, de olharmos para o céu e o texto nos coloca em Daniel, aquela história de Susana, quando dois juízes, eles não olham para o céu, eles pararam de olhar para o céu, ou seja, eles pararam de agir conforme o pensamento, o desejo, a vontade e o agrado de Deus. E por isso eles se deixaram conduzir por aquilo que São Paulo chama de ‘instintos da carne’, e pecaram e se enrolaram feio, então nós precisamos cuidar muito, nós também podemos nos enrolar feio, quando digo nós, significa todos nós e se nós alargarmos o nosso horizonte, nós olhamos pro mundo de hoje, isso tem acontecido e acontece no mundo de hoje, na sociedade de hoje, então é muito importante que isso não aconteça conosco, eu sempre gosto de dizer: ‘Aquilo que nos torna fortes é manter os olhos fixos no Senhor e vida limpa’.

No texto do evangelho, hoje nós lemos o capítulo oitavo de São João, temos aquela história, Jesus cedo foi ao templo e os Fariseus então trazem a Ele uma mulher apanhada em adultério, e colocam ela diante do Senhor, e claro, lembram a Jesus de que a lei manda apedrejar essa mulher, aí eles querem saber de Jesus o que ele tem a dizer. Situação muito embaraçosa que eles trazem para Jesus.

Mas Jesus em tantos momentos dizia, disse, ouvistes o que foi dito: ‘Eu porém vos digo’, então Jesus que é o legislador, ele é Deus, ele fez, ele tem haver com todo o antigo testamento. É Deus quem escreveu o antigo testamento e Deus não escreveu o antigo testamento de maneira perfeita, por causa da dureza do coração do povo e dos escribas. Então Jesus sempre diz, ‘Mas eu porém vos digo’, então Jesus ele corrige a palavra de Deus, e hoje então de novo Jesus, que é Deus, como eu já falei antes, nós sabemos disso, misericordioso, perdoador que conhece o coração das pessoas. Ele sabe muito bem que a mulher não fez adultério sozinha, no mínimo algum deles está se escondendo nesse rolo aí.

Jesus também sabe que a lei diz não matar, é o quinto mandamento, não matar. Então Jesus se abaixa, escreve, pensa, Ele sabe que com as atitudes dele, a maneira dEle compreender a lei, o modo dEle se revelar á Deus, Ele vai ser conduzido á morte. E Jesus então se levanta, ele traz no coração a dor daquela mulher e Ele sabe que as mulheres, na história de Israel, sempre foram colocadas para baixo e elas pouco valiam, aliás, hoje ainda é muito assim. Vocês sabem que hoje no Brasil, cada dia são mortas 3,4 mulheres por dia, pelos homens, pelos homens nas casas que é chamado de feminicídio, isso são barbaridades.

Então Jesus que sabe aquela situação das mulheres, e Jesus meio que quer também dizer para esses Fariseus, para esses Judeus, olha, o ser humano é digno, o homem e a mulher. E Jesus diz: ‘Quem de vós não tem pecado, coragem, atire a primeira pedra’. Interessante, parece que os que mais tinham pecado, foram os primeiros a sair, foram os mais velhos, finalmente ficou Jesus com ela, e Jesus então não condenou ela e Jesus disse: ‘Vai e não peques mais’. Isso é uma penitência, duríssima, ir e não pecar mais.

Cuidemos meus irmãos e minhas irmãs, nós não podemos envelhecer na maldade, tanto o texto de Suzana, quanto esse aqui, fala de velhos, nós não podemos ao pegar idade, nem eu nem você, nem o homem nem a mulher, não podemos nos tornar maus ou piores, nós temos que seguir a lógica das frutas. As frutas ficam penduradas nos pés, e elas amadurecem, ficam doces, até que a gente possa apanhá-las ou elas caem de maduras mesmo, nós também precisamos amadurecer, nos tornar cada vez mais, conforme o coração de Deus.

Que a graça do alto esteja sobre você e que esse dia suas orações ajudem você a pedir perdão pelos pecados e a levantar os olhos, a viver conforme o desejo de Deus, que sobre essa segunda-feira a graça de Deus desça sobre todos nós por intercessão de nossa Mãe, Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. amém! Abençoado dia.

O Som do Sagrado