Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Reflexão Dom João Inácio – 30-05-20

Acompanhe aqui a palavra do nosso Arcebispo neste sábado.

“ Paz e benção, que a paz e benção do senhor visite o seu coração, visite a sua família, cubra o teu existir de esperança e abra a sua alma e a sua existência para receber o dom do Espírito Santo. Felipe, abraço a você e a sua equipe e eu convido todos para rezarmos a virgem :

‘Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia!,pois o Senhor que mereceste trazer em vosso seio, aleluia!, ressuscitou como disse, aleluia!, rogai a Deus por nós, aleluia!, alegrai-vos exultai ó virgem Maria, aleluia!, por que o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós os pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!

Oremos: Ó Deus que pela ressurreição de vosso filho, nosso Senhor Jesus Cristo, fizeste brilhar no mundo a alegria, fazei que pela intercessão da virgem Maria, sua Mãe, cheguemos nas alegrias eternas. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!’

Jesus, muitas vezes, falou do Espírito Santo e Ele deu o Espírito Santo aos seus apóstolos, os onze com Maria, reunidos no cenáculo, como nos é narrado em João 20, quando Ele chega no meio deles, saúda – os com a paz e depois Ele sopra sobre eles e ele diz: ‘Recebei o Espírito Santo’. No início da criação, quando Deus criou Adão e Eva, Ele fez Adão do barro, prontinho Adão, ou seja, o barro modelado o boneco, ele não se movia, nem por fora, nem por dentro, Deus como que soprou até chegar pertinho de Adão, chegou, como que a colar a boca na boca do Adão, e ai Deus soprou, soprou dentro, soprou o seu espírito, soprou – se para dentro de Adão, e naquele boneco começou a ter a presença do Senhor, eis a dignidade da pessoa humana.

A igreja ou a sagrada escritura, o escritor sagrado inspirado pelo Espírito Santo entendeu que nós fomos feitos à imagem e semelhança do Senhor. Nós, nesse final de semana, de modo particular hoje a noite e nas celebrações de amanhã, nós celebramos a vinda do Espírito Santo, é o Pentecostes, cinquenta dias depois da ressurreição o Senhor então, envia a pessoa do divino Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho, como nós rezamos e cremos.

O Espírito Santo é a caridade eterna, é a caridade eterna, o amor eterno, o vínculo da unidade na trindade. É o vínculo da unidade na trindade entre o Pai e o Filho que é o Espírito Santo, une com a sua força na caridade divina as pessoas dispersas, criando assim a multiforme e grande comunidade da igreja no mundo inteiro. Vocês já pensaram se não tivesse o Espírito Santo na igreja, animando a igreja, dando consistência a igreja, com tantas expressões diferentes que temos na igreja, congregações, ordens, comunidades, nossa tem de tudo, e nós temos consistência, o Espírito Santo, o mesmo Espírito Santo que vai animando, dá essa liga e esse dinamismo.

A igreja não é uma construção do ser humano, a igreja é um dom de Deus, e para construir a igreja, para animar a igreja, para manter a igreja unida, para como que fazer com que nós, pessoas humanas, que somos a igreja saibamos por onde optar, por onde caminhas, isso é coisa do Espírito Santo. Então, Jesus deixou para a igreja, para nós o Espírito Santo, que é o espírito dele, por isso que quem tem o Espírito Santo ele vai realizar obras, ele vai ter uma vida símile aquela de Jesus, nós vamos ter que ver a vida de Jesus, as opções de Jesus na pessoa que tem o Espírito Santo, a pessoa que diz que tem o Espírito Santo mas tem uma vida diametralmente oposta àquela de Jesus, é uma pessoa que mente, ela se ilude, ela não tem o Espírito Santo, ela pensa que tem o Espírito Santo, mas não tem o Espírito Santo.

Na carta aos Gálatas, São Paulo recorda que o fruto do espírito é amor, alegria, paz, paciência, benevolência, bondade, fidelidade, mansidão e domínio de si. Isso a gente lê lá no capítulo 5 de Gálatas, este são os dons do Espírito Santo que invocamos também hoje para todos os cristãos, para que no serviço comum e generoso no evangelho, os cristãos possam ser no mundo sinal do amor de Deus pela humanidade, então dirijamos com confiança, olhar para Maria, Maria que é santuário do Espírito Santo, que por meio dela oremos: ‘Vinde Espírito Santo, cumulai os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Amém’

Amanhã, às 12h30, todos são convidados para nós nos unirmos ao terço que o nosso Papa rezará nos jardins do Vaticano, dia que tem a imagem da Fátima que está ali, exatamente para que Deus olhe sobre toda essa situação de pandemia, alguém pode se perguntar: Tudo bem, mas então rezando Deus faz um milagre?’ Sim, mas de que maneira? Deus vai inspirando com mais rapidez, através da nossa oração, os cientistas para eles descobrirem vacinas, para que os nossos médicos e enfermeiras saibam cuidar de maneira adequada, para que nós nos convencemos em fazer a nossa parte, cuidando e não espalhando o vírus e assim por diante. Deus age, nós rezamos e Deus age, nem que seja de maneira direta, mas Deus tem o caminho dele.

Então rezemos hoje e amanhã suplicando o dom do Espírito Santo, para toda a igreja e suplique o dom do Espírito Santo para a sua vida, para a sua pastoral, para o seu movimento, sua paróquia e sua família. Que por intercessão da virgem a graça do altíssimo desça sobre você e sobre a sua família, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Abençoado dia e abençoada festa de Pentecostes.”

A Voz do Brasil