Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Felipe Zangari

Reflexão Dom João – 31-05-20

Acompanhe aqui a mensagem do Arcebispo para este Domingo de Pentecostes.

“ Paz e benção saúdo neste dia de pentecostes o senhor e a senhora cada um que nos acompanham pela nossa rádio Brasil, Felipe abraço a você e a sua equipe muito abençoado dia e eu convido todos para nós rezarmos:

‘Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia!,pois o Senhor que mereceste trazer em vosso seio, aleluia!, ressuscitou como disse, aleluia!, rogai a Deus por nós, aleluia!, alegrai-vos exultai ó virgem Maria, aleluia!, por que o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós os pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!

Oremos: Ó Deus que pela ressurreição de vosso filho, nosso Senhor Jesus Cristo, fizeste brilhar no mundo a alegria, fazei que pela intercessão da virgem Maria, sua Mãe, cheguemos nas alegrias eternas. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!’

Então, no dia de hoje nós celebramos o início da igreja, o início da coragem dos apóstolos após aquele medo que bateu sobre ele com a destruir são de Jesus, pelos judeus e pelos romanos durante a paixão e depois ter sido trucidado na cruz morto após tortura e ter sido colocado no túmulo, colocado uma pedra em cima E ainda uma pedra na frente , tendo sendo rolada para dizer ‘acabou tudo’. E os discípulos então com medo se recolheram porque o mesmo poderia acontecer a eles e foi por isso que Pedro também negou Jesus, foi o medo que fez isso.

Hoje, no dia de Pentecostes eu gostei muito da reflexão do nosso Papa, hoje, lá em Roma, ele fala que o segredo da unidade da igreja, qual é? O segredo da unidade é dom do espírito do Espírito Santo e o Papa pede, diz a todos nós, peçamos o Espírito Santo, memória de Deus, olha que bonito, memória de Deus, aquilo que Jesus falou, Ele vai lembrar vocês de tudo. Reavivai Espírito Santo em nós a lembrança do dom recebido, libertar – nos da paralisia do egoísmo e acendei em nós o desejo de servir, de fazer bem. Por que? Diz o Papa, pior do que essa crise do coronavírus só o drama de a desperdiçar fechando – nos em nós mesmos, vinde Espírito Santo, vós que sois harmonia, tornai-nos construtores de unidade, nós que sempre vos doa – es, dai-nos a coragem de sairmos de nós mesmos, de nos amar, de ajudar, para nos tornarmos uma única família.

E o Papa também fala da diversidade de dons que hoje os textos falam para nós, fala de diversidade, mas o mesmo texto fala de um só, e claro, é Paulo que fala isso, o apóstolo e o apóstolo insiste em juntar duas palavras que parecem opostas, diversidade, diversos e um só. Ele quer nos dizer que esse um só que junta os diversos é o Espírito Santo e a igreja nasceu assim, diversos unidos pelo Espírito Santo, e o nosso Papa recordou que entre os apóstolos, e nós sabemos disso, haviam pessoas simples, habituadas a viver só trabalho de duas mão, como os pescadores, Pedro por exemplo, mas também havia pessoas mais instruídas, como Mateus, que fora cobrador de impostos, ou seja, há origens e contextos sociais diversos, nomes hebraicos e nomes gregos, temperamentos pacatos e outros ardorosos, ideias e sensibilidades diferentes, todos eram diferentes, mas eles encontraram união no Espírito Santo.

Hoje, nós podíamos perguntar na nossa igreja, o que é que nos une hoje? cada pouco tem, eu sempre gosto de dizer isso, cada pouco tem os nossos católicos e fazem um barulho de vez em quando, por isso ou por aquilo, tentam dividir e querem dizer que eles tem razão, nossa, o Espírito Santo está comigo, que de fato tem o Espírito Santo ele vai entender que Jesus confiou o dom para o qual Ele foi enviado a esse mundo, que no caso é Ele mesmo e a missão que Ele trouxe, Jesus confiou esse dom, ele se confiou, confiou o mistério de Deus a igreja, mas o que que é a igreja? Principalmente lá no inicio, era aqueles homens, aquela realidade pobre, que essa realidade pobre continua pobre conosco, não mudou, então o mistério da igreja continua, que Deus deixou para a igreja continua dentro da igreja, que somos nós com todas as nossas fragilidades, e Deus não se distancia de nós por causa disso, então nós temos que amadurecer, nós não podemos ficar de fato nos dividindo, nós temos que nos unir. Quem divide, quem fala mal da igreja é o oposto do Espírito Santo, uma coisa é criticar algumas coisas da igreja, agora outra coisa é criticar com ódio, com cinismo, meio que derrubando pessoas.

Então hoje nós somos convidados a nós sermos memória de Deus, a nós valorizarmos os dons que o outro recebeu, e a nós nos abrirmos para o Espírito Santo, para nós nos doarmos aos outros, fazermos o bem aos outros como o próprio espírito fez e o grande exemplo é sempre Maria santíssima, então que por intercessão da virgem o divino Espírito Santo, a graça do Pai e a presença de Jesus desçam sobre a vida do senhor e da senhora, sobre sua família, seu trabalho, a sua vida do dia-a-dia, a sua vida de fé, tua vida de comunidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Abençoado Pentecostes”

Manhã Brasil