Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Ericka Araújo

Saúde faz alerta para vacinação contra febre amarela; especialista ressalta a importância da vacinação

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo está convocando todos os paulistas a se vacinarem contra a febre amarela antes de viagens do feriado prolongado de Carnaval, caso ainda não estejam imunizados. A medida foi tomada após o Ministério da Saúde recomendar a vacinação nas regiões Sul e Sudeste do país.

A vacina está disponível nos postos da rede pública de saúde e leva dez dias para garantir proteção efetiva, como explica a diretora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato.

O médico infectologista Marcelo Nardi Pedro também destaca a importância da imunização para evitar um surto da doença no país.

O especialista ainda esclarece que a vacina, embora surte alguns efeitos, não deve deixar de ser tomada.

A vacina é indicada para pessoas a partir dos 9 meses de idade. Os pacientes portadores de HIV positivo e transplantados devem consultar o médico sobre a necessidade de se imunizar. Não há indicação de vacinação para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses de idade e imunodeprimidos como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas.

De acordo com balanço divulgado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica, de janeiro até a primeira quinzena de fevereiro deste, foram confirmados 36 casos de febre amarela silvestre no estado de São Paulo, dos quais nove evoluíram para óbitos. Em 2018, houve 502 casos e 175 mortes. Em 2017, foram 74 casos e 38 óbitos.

1 Comentário para “Saúde faz alerta para vacinação contra febre amarela; especialista ressalta a importância da vacinação”

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Brasil Esporte Clube