Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Soro pro tratamento de pacientes com coronavírus deve ser testado em São Paulo; ação depende de aval da Anvisa

O Governo de São Paulo anunciou no começo da tarde desta sexta-feira (5) que o Instituto Butantan, mantido pelo Governo Estadual, protocolou junto à Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, um pedido pra que pacientes diagnosticados com a Covid-19 possam ser tratados com um soro desenvolvido pela instituição.

O pedido foi feito, segundo nota divulgada na última quinta (4) pela Anvisa, na última terça-feira (2). A agência federal confirmou que os documentos apresentados pelo Instituto Butantan já estão sendo avaliados. No entanto, ainda falta o Dossiê Específico de Ensaio Clínico, contendo o protocolo do estudo a ser realizado. É algo fundamental, ainda de acordo com a Anvisa, pra que os testes com o soro em humanos sejam autorizados em São Paulo.

Os estudos clínicos estão sendo conduzidos pelo infectologista Esper Kallás, da USP, e pelo nefrologista José Medina, ambos integrantes do Centro de Contingência do Coronavírus do governo estadual.

A expectativa dos médicos e profissionais da área técnica que prestam consultoria pro Governo de São Paulo é de que esse produto tenha um grande potencial pra evitar o agravamento dos sintomas e curar os contaminados pela Covid-19.

Segundo o médico e diretor presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, o objetivo da pesquisa é verificar a segurança e a eficácia do soro em pacientes infectados com o novo coronavírus. Três mil frascos de soro, aplicados anteriormente com sucesso em animais, estão prontos para o início imediato dos testes em humanos.

O secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, comemorou a novidade. No entanto, ele fez questão de alertar sobre a atual situação da pandemia na maior unidade da federação. De acordo com o secretário, a cada dois minutos, três pessoas são internadas por Covid em São Paulo. Gorinchteyn também pediu que médicos se voluntariem pra ajudar no combate à pandemia.

Pra mais informações sobre o combate à pandemia em São Paulo, acesse o site saopaulo.sp.gov.br

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!