Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Giovanna Giuga

Trabalho contra dengue está na região do Jardim Santa Clara em Hortolândia

Nesta semana, os agentes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), estão concentrados nos bairros Jardim Santa Clara do Lago, Jardim do Bosque e Jardim Santa Rita de Cássia, em Hortolândia, para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.
Entre as dicas da Unidade de Vigilância e Zoonoses para evitar criadouros estão: proteger ralos com tela; observar calhas com frequência; vedar caixas d’água; proteger da chuva objetos que acumulam água; limpar o compartimento de gelo das geladeiras; trocar a água das vasilhas dos animais com frequência; entre outras orientações.
Para conscientizar a população sobre a importância de manter quintais e casas livres de objetos que possam acumular água, a Prefeitura de Hortolândia lançou em 2017, o Programa Agenda Verde, que envolve atividades com o objetivo de deixar a cidade mais limpa.
A Prefeitura também criou em setembro do ano passado, o Plano Municipal de Combate a Arboviroses, com a proposta de prevenir doenças causadas por picadas de mosquito.
São realizadas as ações básicas para combater as doenças, como eliminação de criadouros do Aedes Aegypti por meio de mutirões semanais; prevenção, com orientação à população; tratamento de pacientes, incluindo a conduta dos profissionais da rede de saúde quanto à necessidade de notificação dos casos suspeitos, e até o atendimento hospitalar dos casos mais graves.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Santa Missa – Par. Sta Rita