Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Unicamp estuda ações para apoiar bolsistas de pós-graduação; direção da universidade teme paralisação da pesquisa brasileira

A Unicamp criou um grupo de trabalho para discutir medidas emergenciais de apoio aos pós-graduandos atingidos pelo congelamento de bolsas de estudo do Governo Federal. A medida foi anunciada pela direção da universidade na manhã da última quarta-feira (3) na sala do Conselho Universitário, nos campus de Barão Geraldo.

A criação do grupo foi aprovada pela Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão e pela Câmara de Administração da Unicamp. A medida é uma resposta ao corte de 58 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado da universidade pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), anunciado na última segunda-feira (2).

Antes disto, ainda segundo a Unicamp, já foram bloqueadas 60 bolsas em maio e em junho.

A CAPES anunciou que foram bloqueadas, em todo o Brasil, 5.613 bolsas, equivalente a pouco mais de 2,5% do total de incentivos mantidos atualmente pelo órgão, ligado ao Ministério da Educação.

Segundo o reitor da Unicamp, professor Marcelo Knobel, várias possibilidades estão sendo estudadas pelo grupo de estudo, com o objetivo de ajudar os estudantes de pós-graduação.

A preocupação da Unicamp é de que o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) também faça bloqueios de incentivos acadêmicos. O Conselho concede atualmente à universidade um total de 2.861 bolsas de diferentes modalidades, oferecidas para estudantes de Ensino Médio, Superior em Técnico, Graduação e Pós-Graduação.

Para o físico, professor e pró-reitor de Pesquisa da Unicamp, Munir Skaf, o retrocesso acadêmico, caso isto ocorra, será incalculável.

Além do grupo de trabalho, a Unicamp também informou que vai enviar uma moção contra os cortes no financiamento de pesquisa ao Congresso Nacional, aos ministérios e para o Governo do Estado de São Paulo.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!