Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Ericka Araújo

Usar celular é a 3ª causa de mortes no trânsito no Brasil

Estudos internacionais apontam que atender uma ligação ou usar o celular para acessar algumas rede social enquanto dirige amplia em 400 vezes a chance de provocar um acidente.

No Brasil, o uso de celular ao volante já é a terceira maior causa de fatalidades no trânsito do país, de acordo com a Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego).

O especialista em trânsito e gerente técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o advogado Renato Campestrini, ressaltou que o celular não deve ser mais importante que a segurança no trânsito.

Durante o lançamento oficial do Movimento Maio Amarelo, em Campinas, o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, comentou sobre as ações educativas realizadas na cidade para educar os motoristas.

A infração por usar o celular ao volante é classificada como gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O valor da multa é de R$ 283,47, além de sete pontos anotados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Mesmo com o carro parado no semáforo ou no engarrafamento, o manuseio de aparelhos eletrônicos continua sendo infração passível de multa.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!