Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Vendas do comércio tiveram o pior resultado desde 2015

As vendas do comércio varejista em todo o Brasil tiveram queda de 0,6% em abril, comparado com março deste ano. É o pior resultado do setor desde 2015. Os dados são IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e foram divulgados na última quinta-feira.

A queda nas vendas do comércio ocorreu após dois meses de estabilidade, sendo uma alta de 0,1% em março e uma queda de 0,1% em fevereiro deste ano.

Das oito atividades pesquisadas pelo IBGE, cinco registraram a queda no volume de vendas no quarto mês deste ano. A retração no comércio varejista foi puxada pelos setores de hipermercados e de vestuário.

Das 27 unidades da federação, em 20 houve queda nas vendas do comércio. Os estados mais prejudicados com a retração no setor foram Paraíba, Rio de Janeiro e Pará.

Segundo o economista e diretor da Faculdade de Economia da PUC-Campinas, Izaias de Carvalho Borges, os dados divulgados pelo IBGE não surpreendem.

A avaliação do economista da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), Marcel Solimeo, é de que as vendas no comércio varejista devem melhorar, caso reformas sejam adotadas de fato pelo governo federal.

Para mais informações sobre a pesquisa feita pelo IBGE sobre as vendas no comércio varejista é necessário acessar o seguinte site: www.ibge.gov.br

Imagem: EBC

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!