Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Vereador de Campinas quer instalar controle de acesso em escolas municipais

Um projeto de lei, atualmente em tramitação na Câmara de Vereadores de Campinas, tem o objetivo de instalar um sistema de controle digital de acesso dos alunos nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O projeto foi protocolado no fim do mês passado pelo vereador Cidão Santos (PROS).

Caso aprovada, a proposta prevê que o controle de acesso vai ser acompanhado por um profissional capacitado. O aluno deverá passar um cartão de identificação magnético na catraca da entrada da escola ou fazer a leitura da impressão digital por meio de biometria. Isto vai permitir que o estudante tenha acesso ao estabelecimento de ensino.

Ainda de acordo com o projeto, também devem ser instaladas câmeras de monitoramento nas escolas para controle externo por meio da CimCamp (Central Integrada de Monitoramento de Campinas).

O objetivo da proposta, segundo o vereador Cidão Santos, é reforçar a segurança nas unidades municipais de ensino de Campinas.

Para a pedagoga e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas, Dora Megid, o acompanhamento do controle de acesso deve ser estritamente profissional.

De acordo com a psicopedagoga Débora Dantas de Alcântara, outras situações devem ser observadas no combate à insegurança nas unidades de ensino.

O projeto, caso receba um parecer favorável das comissões internas da Câmara, deve ser votado e aprovado duas vezes antes de ser enviado para análise do prefeito Jonas Donizette (PSB). Ele pode sancionar ou vetar a proposta.

Imagem: Prefeitura de Campinas

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Doctor Coach