Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Celina Silveira

Voluntários com mais de 60 anos podem participar de testes de vacina contra Covid-19 no Hospital PUC-Campinas

Duzentos voluntários da Região Metropolitana de Campinas já receberam a dose da vacina contra Covid-19 em teste no Centro de Pesquisa do Hospital PUC Campinas. 

Em todo o mundo, sessenta mil voluntários devem participar da terceira fase de testes do imunizante desenvolvido pela Johnson & Johnson . No Brasil, sete mil pessoas devem participar da pesquisa. Na RMC, o objetivo é atingir mil voluntários.

Segundo o diretor do Centro de Pesquisa do Hospital PUC-Campinas, Dr. Danilo Villagelin, a terceira fase de testes está em andamento há cerca de três semanas e os sintomas adversos observados, entre eles dores no corpo, mal-estar e febre, foram leves e duraram no máximo um dia. O objetivo agora é concentrar a pesquisa em pessoas com mais de sessenta anos:

“Até agora, poucos pacientes apresentaram reações adversas e foram reações leves. Nós gostaríamos de focar agora em pacientes acima de sessenta anos de idade. Por que isso? Porque são aqueles pacientes que têm as complicações maiores, mais graves pela Covid-19”. 

Não podem participar da pesquisa menores de 18 anos, gestantes e mulheres que amamentam, mulheres que planejam ficar grávidas no próximo ano, pessoas em tratamento para câncer e pessoas que usam medicamentos com altas doses de corticóide.

Os voluntários selecionados vão ser acompanhados durante dois anos e devem comunicar semanalmente eventuais sintomas por meio de um aplicativo, além de comparecer ao Centro de Pesquisa em quatro ocasiões para realizar exames.

O diretor do Centro de Pesquisa do Hospital PUC-Campinas, Dr. Danilo Villagelin, esclarece que todas as pessoas que participam da pesquisa podem participar de futuras campanhas de vacinação contra a Covid-19:

“Qualquer campanha, seja ela estadual ou do governo federal, você pode participar. Estar na pesquisa não exclui você de passar de outras campanha, em termos assim, estadual ou federal”.

Ainda não há previsão de quando a vacina da Johnson & Johnson vai estar disponível para a população em geral.

Os interessados em participar da terceira fase de testes do imunizante devem preencher a ficha disponível no site: hospitalpuc-campinas.com.br

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Panorama Regional